Economia / Desenvolvimento

15h13min - 28 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h15min

Setor de pescado em Minas Gerais tem apoio do Estado e projeta aumento nas vendas

Na abertura da Semana do Peixe, Governo de Minas Gerais propõe Grupo de Trabalho para discutir políticas para o aumento do consumo e do comércio de pescado

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Programação da 12ª Semana do Peixe foi lançada oficialmente em evento na Cidade Administrativa

As vendas de pescados em bares e restaurantes em Belo Horizonte devem registrar alta de até 10%, durante a 12ª Semana do Peixe, aberta nesta segunda-feira (28/9). A projeção foi feita pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lucas Pego, durante o lançamento oficial da campanha, na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

As ações prosseguem até o dia 16 de outubro e têm como objetivo incentivar o consumo do pescado em todo o país.

A campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura é articulada em Minas Gerais pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (SFPA-MG), em parceria com a as secretarias de Estado da Educação (SEE) e de Desenvolvimento Agrário (Seda), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-MG), Conselho Regional de Segurança Alimentar (CONSEA), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), colônias e sindicatos de pescadores, feiras, prefeituras municipais, produtores, distribuidores e redes de supermercado, bares e restaurantes.

Segundo Lucas Pego, os cardápios serão oferecidos a preços promocionais, conforme critério dos próprios donos de restaurantes. No país são cerca de 105 mil empresas de alimentação fora de casa e, deste total, 18,6 mil estabelecimentos estão em Minas Gerais. “Nosso desafio é aumentar o consumo de pescado nos bares e restaurantes não só durante a campanha”, diz Pego.

De acordo com o Ministério da Pesca, nos últimos dez anos o consumo de pescado mais do que dobrou no Brasil. Só entre 2012 e 2013, o consumo no país cresceu quase 25%, ultrapassando o mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 kg/habitante/ano. Hoje, a população brasileira consome, em média, 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.

Políticas de incentivo

Apesar dos avanços, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir os entraves na legislação e propor políticas de incentivo ao consumo e a comercialização de pescado em Minas Gerais.

“Nosso desafio é fazer com que a produção do pescado gere mais renda para o agricultor familiar e, ao mesmo tempo, chegue à mesa do mineiro a um custo acessível”, afirma Martins.

Programação

A superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, destaca a parceria entre o Governo Federal e o Governo de Minas Gerais. “É muito importante a concretização dessa parceria. No estado são cerca de 30 mil pescadores que precisam do apoio governamental”, diz.

Na programação da  Semana do Peixe constam atividades de educação ambiental, como a limpeza de rio e conscientização dos pescadores e população do entorno; beneficiamento do peixe, por meio de oficinas; manipulação e preparação do pescado; educação alimentar com o trabalho desenvolvido junto às escolas da rede estadual, restaurantes populares entre outros equipamentos públicos; e venda promocional do peixe em pontos de distribuição em todas as regiões do estado.

Também participaram da abertura da Semana do Peixe o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Márcio Botelho, a secretária Executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), Maria Aparecida Miranda, a coordenadora do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação,  Valéria Monteiro, e o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Adilson Rodrigues.

Serviço/12ª Semana do Peixe

28/9 - Abertura Oficial da Semana do Peixe no Estado de Minas Gerais /Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

23/9 a 4/10– Semana do Rio São Francisco/Três Marias

2/10– Inclusão do pescado na Feira da Agricultura Familiar da Camg

01/9 a 1/10  - Festival Gastronômico de Capitólio/Capitólio e região

30/9, 1 e 2/10- Oficinas gratuitas de manipulação e preparação do pescado para população/Parceria com escolas de nutrição da RMBH (UFMG, PUC, UNIBH e Pitágoras).