18h43min - 12 de Setembro de 2011 Atualizado em 06h07min - 18 de Junho de 2013

Solenidade de entrega da medalha encerra celebração da Semana JK

DIAMANTINA (12/09/11) - A entrega da medalha encerra a Semana JK, aberta na última terça-feira (6) com extensa programação cultural. Além de shows musicais, foi lançado o documentário “JK no exílio”, escrito a partir de relatos de familiares, amigos e dos depoimentos de Maria Alice Berengas, secretária de JK durante o exílio na França. Também foi lançado o livro “JK e o passarinho”, do escritor Divaldo Jardim, que conviveu com Juscelino.

No sábado (10), foi promovida a tradicional Vesperata Diamantinense, uma manifestação cultural lançada há 11 anos em comemoração ao título de "Patrimônio Cultural da Humanidade", conquistado pela cidade em dezembro de 1999. O encontro de bandas ocorre sempre na rua da Quitanda, no Centro Histórico da cidade.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, homenageado com a Grande Medalha, ressaltou a visão estratégica de Juscelino Kubitschek ao levar o desenvolvimento para a região Central do Brasil.

“Primeiro é uma honra receber a medalha que leva o nome de um brasileiro que honrou nossa pátria, ex-presidente da República, um brasileiro que teve uma visão estratégica de levar a capital do país para o Brasil central, que trouxe o progresso, que trouxe o desenvolvimento. Um brasileiro que honrou o Brasil, Minas e Diamantina. Com a responsabilidade de ter uma medalha Juscelino Kubitschek, eu me sinto um homem que precisa se aperfeiçoar mais ainda para honrar este tipo de homenagem”, disse o ministro Carlos Lupi, em entrevista.

A filha de JK, Maria Estela Kubitschek, falou da emoção que sente a cada vez que seu pai é lembrado e homenageado.

“É uma importância não só cívica para o Brasil, pelo fato de ser Juscelino Kubitschek a pessoa que tanto fez pelo Brasil, que tanto pensou o Brasil, que nasceu nesta cidade maravilhosa de Minas Gerais. Mas como filha é uma emoção constante porque a gente sente aqui que Minas Gerais está em festa hoje, Diamantina mais ainda, uma semana de eventos”, afirmou Maria Estela.

Afilhado de batismo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ), também homenageado com a medalha, ressaltou que o ex-presidente é uma inspiração permanente.

“É uma honra inexplicável, porque Juscelino é sem dúvida aquele que foi o maior presidente da nossa história. Tem uma palavra que é muito bonita, muito encantadora por assim dizer, chama-se futuro. O futuro, ele é nosso amigo, com ele a gente trabalha na perspectiva de uma manhã melhor. No meu entendimento, a palavra futuro tem nome e sobrenome, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ele é uma inspiração permanente. Isso me conforta a alma profundamente, sobretudo me inspira a trabalhar como um homem público seguindo as diretrizes e ideais desse magnífico brasileiro chamado Juscelino Kubitschek”, disse o deputado.