Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

14h24min - 16 de Dezembro de 2013 Atualizado em 14h25min

Trabalhadores do município de Iturama ganham novo espaço de atendimento

Nova sede da Unidade de Atendimento ao Trabalhador, que presta serviços do Sistema Nacional de Emprego, foi inaugurada nesta segunda-feira

Ricardo Aguilar
Nova sede vai ampliar e otimizar o atendimento oferecido aos trabalhadores na unidade

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, inaugurou, nesta segunda (16), a nova sede da Unidade de Atendimento ao Trabalhador de Iturama. A unidade presta serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como a intermediação de mão de obra e postagem do seguro-desemprego, além da inscrição dos trabalhadores para programas de qualificação profissional e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Os empregadores interessados em contratar trabalhadores qualificados e que se encaixem no perfil da sua empresa também devem procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador para cadastrarem suas vagas gratuitamente.

Em Iturama, a unidade realizou, de janeiro a outubro de 2013, 10.282 atendimentos, captou 380 vagas, inscreveu 2.090 trabalhadores e encaminhou 846 ao mercado de trabalho. Também foram postados 2.588 seguros-desemprego e emitidas 547 Carteiras de Trabalho. A expectativa é que o atendimento seja ampliado e otimizado no novo espaço, que conta com setor de triagem, seis guichês de atendimento, sala de inclusão digital, sala multiuso, sala de captação de vagas para atendimento aos empregadores e banheiros acessíveis a pessoas com deficiência, além de sala de qualificação profissional, onde serão ofertados cursos nas áreas de corte e costura e artesanato.

Para Zé Silva, a unidade de Iturama, parceria com a prefeitura, tem agora uma das melhores estruturas entre todas as unidades coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho. “Nossas unidades são a casa do trabalhador mineiro. É ali que ele deve encontrar o que precisa no momento de maior fragilidade, que é quando está desempregado. E é também o espaço para que os empregadores consigam mão de obra de qualidade. É um grande orgulho entregarmos aos ituramenses esta grande unidade, com uma excelente estrutura e potencial para atender também a população dos municípios vizinhos”, afirmou.

No sábado (14), o secretário Zé Silva também inaugurou a Unidade de Atendimento ao Trabalhador de Prata, ficando Minas Gerais com um total de 132 unidades deste tipo, presentes em todas as regiões do Estado.

Critérios

Para que o município possa receber uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e, se aprovada, é encaminhada ao MTE.