Gestão

15h35min - 23 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h32min - 24 de Setembro de 2015

UAI faz mais de 800 agendamentos para emissão de carteiras de identidade no 1º dia do sistema online

Tempo médio de atendimento para emissão do documento varia entre 4 e 16 minutos. Pelo modelo antigo, chegava 2 horas de espera

As duas maiores Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Belo Horizonte deram início ao agendamento eletrônico para emissão de carteiras de identidadel. A partir de 1º de outubro, as UAI’s Praça 7 e Barro Preto só irão atender a essa demanda com agendamento prévio. A mudança prevê a melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão mineiro, que poderá ser atendido com dia e hora marcados.

Aberto na terça-feira (22/9), o sistema registrou, só no primeiro dia, 592 solicitações para atendimento na unidade Praça 7 e 209 para a unidade do Barro Preto. O agendamento é realizado por meio do endereço eletrônico www.mg.gov.br/agendamento e os atendimentos são distribuídos de acordo com a capacidade operacional e o horário de funcionamento das unidades.

“O grande objetivo deste procedimento é humanizar o atendimento ao cidadão e também ao atendente”, reforça a  assessora da Coordenadoria Especial de Gestão das UAI’s, Christiane Bolda Lazzarotti. Com o agendamento, evita-se que o solicitante aguarde longos períodos na unidade e também favorece um melhor ambiente de trabalho aos atendentes.

O tempo médio de espera na UAI Praça 7, que hoje varia entre 1h30 e 2 horas, podendo chegar a 4 horas em dias de grande procura, será reduzido à média de 4 a 16 minutos. O agendamento prevê tempo suficiente para atendimento no guichê e coleta de digitais do requerente.

Com a medida, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) implanta o sistema de agendamento online para emissão do documento em todas as UAI’s da capital e da Região Metropolitana. Atualmente, das 28 UAI’s, seis realizam o atendimento por meio de agendamento: as unidades do Barreiro e Venda Nova (BH), Betim, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Nos casos em que o cidadão não encontrar vaga para agendamento e necessite do atendimento com urgência, como motivo de saúde, viagem, emprego, entre outros, após as devidas comprovações e análise da supervisão local, o serviço poderá ser realizado fora da agenda.

Como agendar o atendimento

Osistema de agendamento eletrônico do Governo de Minas Gerais permite, entre outros serviços, requerimento do seguro desemprego, emissão da carteira de trabalho, atendimento ao candidato à doação de sangue e a emissão da carteira de identidade.

// Arte: Agência Minas

Passo a passo

Ao acessar a página www.mg.gov.br/agendamento, escolha entre as opções da lista de serviços “Emissão da Carteira de Identidade - 1ª Via” ou “Emissão de Carteira de Identidade - 2ª Via” (para as demais vias). Na tela aberta, escolha o local onde deseja ser atendido. Para selecionar uma unidade, basta clicar em cima do nome dela.

Após a escolha da unidade, os dias com horários disponíveis para agendamento na unidade escolhida serão destacados em verde no calendário que se encontra no lado direito da tela. Com a definição do dia, escolha o horário.

Um complemento de tela será aberto abaixo do calendário (no final da página), com os horários disponíveis para agendamento no dia escolhido. Escolha o horário de sua preferência, preenchendo com um clique a bolinha à esquerda do horário desejado.

Para finalizar o processo, bastando preencher todos os campos com as informações solicitadas e clicar em Confirmar Agendamento. Em seguida abrirá uma tela com todos os dados do agendamento.

Números

A UAI Praça 7 atende, diariamente, entre 680 e 700 pedidos de emissão de carteira de identidade, entre 1ª e outras vias. Além desses atendimentos, a UAI realiza cerca de 4.900 atendimentos diários de outros serviços, totalizando cerca de 5.500 atendimentos por dia.

Mais de 1.500 atendimentos são feitos em média, diariamente, na unidade do Barro Preto. Os pedidos diários de emissão de carteira de identidade variam entre 300 e 350 atendimentos.

De janeiro a agosto deste ano, estas duas unidades já realizaram mais de 1,3 milhão de atendimentos.