10h42min - 15 de Outubro de 2015 Atualizado em 10h54min

Uberlândia abre os Jogos Universitários com participação recorde

Cidade do Triângulo Mineiro sedia a maior competição do esporte universitário do país, com a presença de 5 mil participantes

Começa nesta quinta-feira (15/10), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro,  a maior competição de esporte universitário do país: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento conta com a presença de representantes dos 26 estados da federação e do Distrito Federal e prossegue até o próximo dia 25.

Para receber os JUBs, Uberlândia foi avaliada em sua estrutura, capacidade, economia e localização. Além de investimentos municipais e federais, a execução dos Jogos na cidade conta com aportes da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU),que aplica R$5,5 milhões na competição e da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) responsável pelo repasse de R$ 1,2 milhão, destinados ao transporte terrestre das equipes e atletas.

Para o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, sediar uma competição do porte do JUBs é motivo para comemorar. “Minas mostrou que tem gestão eficiente para sediar grandes eventos esportivos, como a última Copa do Mundo e o XX Mundial Júnior Masculino de Handebol, que reuniu 24 seleções de cinco países em Uberlândia e Uberaba, em julho. Queremos enraizar a tradição e a competência esportiva do estado e interiorizar as ações da secretaria de forma democrática”.

Carlos Henrique lembra que os Jogos Universitários também são um aquecimento para os atletas e para Minas Gerais visando as Olimpíadas de 2016. “Segundo a CBDU, cerca de 60% a 70% dos medalhistas olímpicos passaram pelo esporte universitário. Portanto, essa edição do JUBs é mais do que uma preparação dos jovens atletas que vislumbram uma vaga para os Jogos Rio 2016, é como um grande evento teste”, diz.

O secretário destaca as ações do Governo de Minas Gerais com vista ao Rio 2016. “Tenho orgulho em dizer que nosso estado é o único no país a ter uma ação de captação e recepção de comitês e delegações olímpicas e paraolímpicas, as quais almejam treinar e fazer a aclimatação no Brasil para os Jogos Rio 2016”, ressalta.

Até o momento  cinco nações já confirmaram que treinarão em Minas Gerais: Canadá, China, Irlanda, Reino Unido, Sérvia. “Isso significa que os atletas universitários disfrutarão de parte da estrutura que tem atraído grandes nomes mundiais do esporte”, afirma Carlos Henrique .

Solenidade

A cerimônia de abertura dos JUBs será realizada nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Arena Sabiazinho. Além do protocolo oficial de abertura, com a entrada das bandeiras, as mascotes da competição serão apresentadas. A tradicional pira olímpica será acesa, abrindo oficialmente os Jogos. O evento contará, ainda, com um show do cantor Lucas Lucco.

Os Jogos

Cerca de 5 mil pessoas, entre alunos-atletas, oficiais e integrantes de comissões técnicas participam do evento - número recorde na comparação com todas as outras 62 edições dos JUBs. Estarão em disputa 13 modalidades nas categorias masculina e feminina: vôlei, futsal, basquete, handebol, judô, atletismo, natação, xadrez, vôlei de praia, tênis e ginástica rítmica (essa somente na categoria feminina). As novidades deste ano são as estreias do badminton e do tênis de mesa na competição.

Para chegar à competição nacional, os atletas e equipes passaram pelas etapas estaduais, municipais e regionais, em que participaram 520 Instituições de ensino superior e 58 mil alunos entre 18 e 24 anos.

Muito além de disputas entre equipes, os Jogos Universitários Brasileiros têm como objetivo fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos, além de possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino superior para o cenário esportivo nacional e internacional.

Economia aquecida

De acordo cominformações da Prefeitura de Uberlândia, espera-se que os JUBs movimentem R$ 11 milhões na economia do município. A previsão é a de que o evento beneficie 59 setores da economia, entre eles transporte, casas noturnas, lojas, bares, restaurantes e hotéis. O valor foi calculado com base em uma estimativa de gasto por pessoa de pelo menos R$ 500 durante o período dos Jogos.

O segmento de hospedagem deve ser um dos mais favorecidos. Com aproximadamente 4,7 mil leitos em toda a rede hoteleira, entre 80% e 90% deste total deverão estar ocupados nas semanas do evento. São 25 hotéis dos 42 de Uberlândia já com reservas e outros cinco na cidade vizinha de Araguari.