Regularização Fundiária

18h29min - 08 de Setembro de 2011 Atualizado em 21h38min - 29 de Junho de 2013

Unidades agroecológicas do Estado recebem visita de técnicos para avaliação

BELO HORIZONTE (08/09/11) - Representantes da Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária (Seerf), do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter-MG) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio do Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), visitaram 30 unidades do projeto em seis municípios mineiros: Itinga, Jenipapo de Minas, Francisco Badaró, Berilo, Chapada do Norte e José Gonçalves de Minas.

O objetivo da visita foi monitorar, juntamente com representantes do ministério, o trabalho feito por essas famílias na produção da agricultura orgânica. Os técnicos verificam se as implantações foram realizadas com sucesso e se os materiais disponibilizados pelo Iter-MG estão sendo utilizados adequadamente pelos agricultores. Para a coordenadora do projeto, Silvia Contreras, o monitoramento periódico é essencial para avaliar os níveis de produção de cada família. “O foco foi verificar se as unidades estão com os níveis de produção de acordo com o desejado. Trabalhamos para que esses agricultores tenham produções tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização e geração de renda”, explicou.

Agricultura orgânica

O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma técnica social de baixo custo e alternativa de trabalho e renda para agricultores familiares e assentados, com foco no desenvolvimento sustentável. O programa funciona com a estrutura logística de um galinheiro central, uma horta ao redor, um quintal agroecológico e um sistema de irrigação por gotejamento.

A iniciativa estimula a diversificação da produção e a agricultura orgânica, por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos; reduz a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; apoia o correto manejo dos recursos naturais (água, plantas, solo, energia, luz solar e pequenos animais), evitando o desperdício de alimentos e o tempo do produtor. Além disso, o projeto incentiva a cultura associativa, aumentando as possibilidades de comercialização e o aproveitamento dos recursos humanos e financeiros. As unidades produtivas do programa constituem-se em espaços de aprendizado de práticas orgânicas adotadas em sistemas de cultivo agroecológico.