Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

10h27min - 13 de Dezembro de 2013 Atualizado em 10h27min

Utramig forma alunos com necessidades especiais na capital

Projeto de qualificação profissional oferece aos alunos com necessidades especiais visuais e auditivas a oportunidade da inclusão no mundo digital

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), desde 2006 desenvolve o projeto Sistema de Educação Inclusiva (SEI) que visa à qualificação profissional de pessoas com necessidades especiais visuais e auditivas. Nessa terça-feira (12), mais uma turma de alunos concluiu os cursos Dosvox, Virtual Vision e Informática Básica.

O SEI é totalmente gratuito e oferece a oportunidade da inclusão no mundo digital. Os alunos com necessidades especiais visuais podem escolher entre os cursos de Dosvox ou Virtual Vision, programas que permitem a navegação por meio de áudio. Já os estudantes com necessidades especiais auditivas têm acesso ao curso de informática básica, com todas as aulas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), viabilizando a inserção no mercado de trabalho.

O presidente da Utramig, José Murilo Resende, parabenizou os alunos pela formatura e reafirmou o compromisso social da Fundação em formar profissionais da mais alta qualidade para o mercado de trabalho: “Todos vocês estão de parabéns, e não porque são diferentes ou especiais, porque diferentes e especiais todos somos, mas porque vocês fizeram algo diferente. Correram atrás de um sonho enquanto muitos ficam se lamentando. É gratificante ver o resultado de um projeto tão significativo que tem colaborado para a melhoria de vida e ajudando-os a buscar sua independência financeira”.

O aluno Rafael José Costa Rodrigues Novaes, formando de Informática Básica, comemorou o fim das aulas. “O curso foi excelente, o aprendizado entre o professor e os alunos e entre os alunos foi muito bom. Com todo o conhecimento que adquiri vou poder procurar um emprego e me inserir no mercado de trabalho”, revela.

Já Andreza Cristina Pereira Cabral, formanda do Virtual Vision, não pensa em parar os estudos. “Já tinha feito o curso de Dosvox e agora que conclui o Virtual Vision vou procurar uma oportunidade de emprego que seja compatível com os horários dos outros cursos de informática que quero fazer. Porque uma vez que eu abri essa janela de conhecimento, não tem como mais fechá-la”, confessa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato