Minas por Região
Segurança / Defesa Social | Gestão

09h04min - 23 de Junho de 2015 Atualizado em 11h51min - 22 de Junho de 2015

‘Vamos buscar a excelência no serviço prestado ao cidadão’, diz primeira mulher a chefiar o Detran-MG

Na Polícia Civil desde 1990, a carioca Andrea Vacchiano trabalhou em vários setores da administração pública e aplica toda a experiência no Departamento de Trânsito de Minas Gerais

Marco Evangelista/Imprensa MG
 Nomeada em 2015, delegada garante que eficiência será a marca desta gestão.
Nomeada em 2015, delegada garante que eficiência será a marca desta gestão.

Quando a delegada Andrea Vacchiano decidiu prestar concurso para a Polícia Civil não imaginava que seu destino seria se tornar a primeira mulher a comandar o Departamento de Trânsito de Minas Gerais. A vocação, segundo ela, era para o direito penal. Aos 21 anos de idade, ela trocou o Rio de Janeiro por Belo Horizonte para ingressar no curso de formação da polícia, dando assim início à carreira de delegada.

Referência em Minas sobre trânsito, Andrea se tonou membro do Conselho Estadual de Trânsito por “notório saber” seis anos antes de se tornar a 26ª Chefe do Detran–MG. Nomeada para o posto máximo do órgão em 2015, a delegada garante que eficiência será a marca desta gestão.   A modernização que ela colocou em curso no departamento inclui o uso de novas tecnologias nos exames de rua, vistoria dos veículos a registro de multas.

Agência Minas – A sra. foi nomeada em março para comandar o Detran-MG.  Quais as principais mudanças implementadas?

Andrea Vacchiano – Estabelecemos seis diretrizes para o departamento e já começamos a trabalhar em todas elas.  A primeira é a reintegração do Detran-MG à Polícia Civil, o trânsito estava afastado dos demais órgãos da corporação e é fundamental para o Departamento a contribuição dos demais setores da instituição.

A segunda é a melhoria dos gastos e otimização da receita. A terceira é a padronização dos procedimentos e desconcentração dos processos. Esta é uma diretriz muito importante, pois visa oferecer às cidades do interior os mesmos recursos disponíveis na capital. Exemplo disso será a realização de exames especiais para obtenção da CNH nas demais regionais, o que reduzirá o tempo de deslocamento do candidato com deficiência.

A quarta é o fluxo de informações de crime em tempo real para agilizar conclusão das investigações. A quinta é a valorização dos mais de 800 servidores do Detran-MG com cursos de capacitação. E a sexta é buscar a excelência no serviço prestado ao cidadão, a nossa principal bandeira e o motivo de todas as outras diretrizes.

Agência Minas – O Detran-MG é o segundo maior departamento do país e, hoje, a sra. é a única mulher a chefiar o trânsito no Brasil. Encontrou alguma dificuldade?

Andrea Vacchiano – Nunca, na minha carreira na polícia, tive problemas por ser mulher e, aqui no Detran-MG, pelo contrário. É uma casa que eu amo e já são vários anos de relacionamento com os colegas. Assim, foi possível montar a equipe ideal para elaborar e executar nossas diretrizes.

Agência Minas – A sra. publicou no fim de março a portaria que estabelece datas limites para que condutores estejam com o licenciamento 2015 em dia. O prazo termina em junho. Qual o motivo de antecipar a publicação?

Andrea Vacchiano – Resolvi adiantar a publicação este ano para que todos os órgãos fiscalizadores do Estado tivessem tempo hábil para definir o calendário de operações. Nós temos em Minas 8,6 milhões de veículos em condições de licenciamento e, a partir do dia 1º de Julho, aqueles com placas terminadas em 1, 2 e 3 precisam estar com o documento de 2015.

Em agosto, começa a ser cobrado o CRLV dos automóveis com finais 4, 5 e 6. Por fim, em setembro, os demais finais 7, 8, 9 e 0. Para receber o documento é preciso pagar o IPVA, DPVAT, taxa de licenciamento e provenientes multas. O documento é enviado para o endereço registrado no Detran-MG em, no máximo, dez dias.

Por isso, a necessidade de o motorista manter os dados sempre atualizados. Se seu CRLV não chegar neste prazo, basta o proprietário conferir com os Correios se o documento já foi despachado, pois o CRLV é encaminhado para as UAIs ou delegacias de trânsito da cidade depois de três tentativas de entrega no endereço indicado pelo proprietário do veículo.

Agência Minas – E quem não regularizar a situação até estas datas?

Andrea Vacchiano – O condutor será autuado pelo art. 230 por conduzir veículo não licenciado. São 7 pontos na carteira, multa de R$ 191,54 e o veículo será removido para o pátios, o que pode aumentar o prejuízo por conta do custo da diária e do reboque. Quem quiser regularizar a documentação pode acessar o Dentra Net (www.detran.mg.gov.br) ou ligar no telefone de atendimento ao cidadão do Detran-MG, pelo número 155.

Agência Minas – O acúmulo de veículos nos pátios de recolhimento é assunto recorrente na mídia. A estimativa é a de que aproximadamente 157 mil veículos estão em poder do Estado. O que a sra. pretende fazer para resolver este problema?

Andrea Vacchiano – Sobre este assunto é preciso entender que a lei determina prazos diferentes para que o automóvel vá a leilão, definidos pela natureza da apreensão. Temos sob tutela do Detran-MG veículos com problemas judiciais - de naturezas financeira e criminal - e por infração de trânsito.

Nos dois primeiros casos, cabe ao Judiciário decidir o que será feito. No terceiro, a lei autoriza o Departamento a iniciar o processo de leilão 90 dias após o recolhimento do veículo que não tenha sido reclamado pelo dono. Mesmo ciente de que o processo é demorado, nós trabalhamos na criação de plataforma para realizar leilões virtuais, o que dará celeridade ao tramite.

Agência Minas – Quais outras inovações a sra. pretende implementar durante a gestão?

Andrea Vacchiano – A meta é adequar os desejos do cidadão à realidade técnica do Detran-MG. Pretendo dar transparência aos exames de rua com filmagens em tempo real dos exames de habilitação; implementar vistoria veicular eletrônica, que tem potencial de extinguir as filas no setor.

Um dos projetos de autoria desta gestão é o auto de infração digital, no qual a fiscalização vai preencher multas em tablets ou smartphones, acabando com as pilhas de papel e tornando a tramitação da penalidade mais rápida. Isso vai nos permitir produzir estatísticas precisas e, a partir daí, pensar políticas de combate aos infratores.

Outo desejo antigo da população é diminuir a necessidade do deslocamento até o Detran-MG. As medidas, neste sentido, são a ampliação dos serviços do departamento disponíveis nos postos UAI - ainda em desenvolvimento – e manutenção do Detrannet, site capaz de resolver a maior parte das necessidades dos condutores. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato