Governo

19h07min - 19 de Outubro de 2015 Atualizado em 09h53min - 20 de Outubro de 2015

Vice-governador Antônio Andrade discute crise hídrica com consultor internacional

Encontro também teve a presença de representantes de órgãos ligados à gestão da água no Estado. Tema foi abordado sob a perspectiva global

Verônica Manevy/Imprensa MG
Problema do abastecimento de água foi o tema do debate com o consultor Albert Appleton

Em reunião realizada nessa segunda-feira (19/10), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, o vice-governador Antônio Andrade recebeu o consultor internacional na área ambiental, Albert Appleton e representantes de órgãos ligados à gestão da água no Estado. Na ocasião, eles conversaram sobre a crise hídrica que afeta o Brasil e diversos outros países do mundo.

Responsável por comandar a entidade encarregada pelo abastecimento de água em Nova York nos anos 90, Appleton falou sobre as medidas implantadas por ele que ajudaram a livrar a cidade da escassez hídrica, como a redução do desperdício, dos vazamentos e a reeducação da população. O consultor irá participar do evento “Fórum das Águas – Cidades Sustentáveis e Seus Desafios”, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro no município de Brumadinho.

Estiveram presentes no encontro os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz; de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Leite; o deputado estadual João Alberto e o presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar), Breno Carone.

Também compareceram representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Fundação HidroEX e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).