Minas por Região
Agricultura | Governo

12h11min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 12h15min

Vice-governador Antônio Andrade participa de lançamento do programa Leite Saudável

Iniciativa do Governo Federal beneficiará 13 mil estabelecimentos rurais em Minas Gerais distribuídos em 149 municípios

O vice-governador Antônio Andrade participou, nessa terça-feira (29/9), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, do lançamento do programa Leite Saudável.  Em parceria firmada, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investirão R$ 387 milhões. A plataforma promoverá a ascensão social de produtores e melhorará a competitividade do setor lácteo, ampliando os mercados interno e externo.

Em Minas Gerais, o programa será implantado com o auxílio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio de articulações e parcerias institucionais com os setores público e privado, além da realização de fóruns, comissões, grupos de trabalho com a participação de representantes do setor produtivo, dos consumidores e da sociedade civil.

O Mapa viabilizará recursos de até R$ 57 milhões para o desenvolvimento do programa em 13 mil estabelecimentos rurais distribuídos em 149 municípios mineiros até 2018. A seleção dos produtores contemplados começará a partir do dia 15 de outubro.

Os agricultores selecionados terão de atender a critérios técnicos, como, por exemplo, produzir ao menos 50 litros de leite por dia e possuir estrutura mínima para receber assistência técnica, cursos de gestão e pacote tecnológico, como inseminação artificial.

Eixos de atuação

O programa terá sete eixos de atuação: assistência técnica gerencial, melhoramento genético, política agrícola, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados.

Entre as ações previstas nesses eixos estão a oferta de cursos técnicos e de gestão, com o objetivo de melhorar a produtividade e a qualidade do leite, ampliando assim a renda do produtor, e o melhoramento genético do rebanho leiteiro, com a utilização de inseminação artificial.

Além disso, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal será intensificado, para o controle das doenças. O programa Leite Saudável prevê, ainda, a criação de um sistema de inteligência para gerenciar dados da qualidade do leite e a ampliação da unidade do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Pedro Leopoldo (MG).

Dentro do eixo marco regulatório, o ministério vai atualizar e adequar as legislações do setor lácteo. O programa Leite Saudável tem ainda como objetivo o aumento das exportações de leite.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato