21h05min - 03 de Julho de 2009 Atualizado em 17h45min - 20 de Junho de 2013

Vice-governador anuncia investimentos no Norte de Minas

O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, durante visita à região Norte do Estado, participou de inaugurações, autorizou início de obras e anunciou investimentos do Governo de Minas Gerais nos municípios de Itacarambi, São João das Missões e Manga.

BELO HORIZONTE (03/07/09) - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia visitou e anunciou investimentos do Governo de Minas, nesta sexta-feira (3), em três municípios do Norte do Estado: Itacarambi, São João das Missões e Manga. Em Itacarambi, Anastasia presidiu a solenidade de assinatura para autorização do início das obras da ponte Sangradouro de Pedregulho na comunidade rural Vila Florentina, no valor de R$ 493 mil, sendo 99% dos recursos repassados pelo Estado e 1% pelo município. “Essa ponte é importante porque os habitantes de Vila Florentina estavam isolados e agora, com a obra a ser realizada pela prefeitura, nós teremos em breve essa ponte pronta e as pessoas bem atendidas”, disse o vice-governador.

Também em Itacarambi, Anastasia visitou a Creche Municipal Dona Ruth Seixas, onde 215 crianças de zero a três anos passam oito horas por dia, de segunda a sexta, enquanto os pais trabalham. No local, elas aprendem com exercícios psicomotores, regras sociais e se alimentam. Em seguida o vice-governador esteve no Conjunto Habitacional Tancredo Neves, no bairro São José, onde atualmente moram as 76 famílias que foram atingidas por um terremoto ocorrido em dezembro de 2007 e conheceu as instalações do Hospital Municipal Gerson Dias. Durante um café da manhã na Secretaria Municipal de Turismo, Anastasia assistiu à apresentação da Folia Reis do Boi.

São João das Missões

Em São João das Missões, o vice-governador participou do I Seminário Ambiental Intermunicipal do Rio Itacarambi, quando se encontrou com o prefeito do município, José Nunes de Oliveira. Anastasia ressaltou a importância do conteúdo do evento, que conta com a participação de lideranças locais. “Um seminário como esse é muito importante e nós nos esforçamos muito pela revitalização permanente do Rio São Francisco. Minas Gerais é o Estado chamado caixa d’água do Brasil e nós temos que saber cuidar disso”, alertou, ao incentivar os participantes do seminário com as ações de preservação do meio ambiente.

O vice-governador lembrou que há cerca de um mês recebeu o prefeito e os vereadores de São João das Missões em Belo Horizonte, para a discussão de interesses da cidade e da região. Na ocasião, o prefeito reafirmou a importância das escolas que estão sendo construídas, atendendo uma reivindicação antiga das comunidades indígenas da região.

“O Governo fez um bom investimento e eu acredito que isso é um resgate daquilo que era uma dívida que nós tínhamos, especialmente porque é uma educação voltada para as tradições, os costumes próprios daqueles que são os povos originários da nossa terra”, observou Anastasia. Ele também ressaltou a importância e necessidade que existem no Estado de Minas Gerais da infra-estrutura, que além das estradas, são as escolas, postos de saúde, saneamento, vias urbanas, educação, segurança pública, o que permite a vinda de empresas que geram emprego e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Segundo o vice-governador, o grande desafio é o equilíbrio entre manter a qualidade de vida melhorada e também manter as tradições e os hábitos. “Em São João das Missões, pelas características, pela história dessa terra, essas características também têm que ser mantidas e preservadas em harmonia com o desenvolvimento”, disse.

Manga

Em Manga, acompanhado pelo prefeito Joaquim de Oliveira Sá Filho, Anastasia participou de inaugurações e anúncio de obras e ordens de serviços e fez a entrega da chave de uma ambulância. O veículo foi um dos entregues em Montes Claros nessa quinta-feira (2) pelo vice-governador a 69 municípios do Norte de Minas. Na ocasião, foram assinados termos de ordem de serviço para autorização da licitação da Ponte São José das Traíras, anunciadas as construções do Posto de Saúde no Bairro JK com Nova Brasília e da Farmácia Básica de Minas.

Durante o evento em Manga, Anastasia deu a ordem de serviço para o início das obras da quadra poliesportiva na Escola Municipal Augusto Belém, na comunidade Cachoeirinha.