Governo

13h46min - 10 de Setembro de 2015 Atualizado em 13h51min

Vice-governador participa de solenidade de comemoração aos 80 anos do Tribunal de Contas

Antônio Andrade destacou a importância da data e falou sobre os papéis educativo e orientador exercidos pela instituição

Veronica Manevy/Imprensa MG

O vice-governador Antônio Andrade participou, nesta quarta-feira (9/9), da solenidade de comemoração aos 80 anos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Durante o encontro, realizado no Auditório Vivaldi Moreira, foram homenageadas 33 personalidades brasileiras com o Colar do Mérito da Corte de Contas “Ministro José Maria de Alkmim” e 11 conselheiros com a medalha alusiva ao aniversário da instituição.

O vice-governador Antônio Andrade falou sobre o trabalho desempenhado pelo Tribunal de Contas em Minas Gerais e destacou a importância da data comemorada pela entidade.

“Completar 80 anos de serviços prestados ao poder público do nosso estado tem um significado especial, que demonstra compromisso da corte com Minas e seu povo. Tão importante quanto a fiscalização, é o papel educativo e de orientação. É preciso orientar para corrigir. Este trabalho realizado pelo Tribunal de Contas merece todo o nosso reconhecimento”, concluiu Antônio Andrade.

O presidente do TCEMG, Sebastião Helvécio, também exaltou o papel exercido pela instituição no estado. “O Tribunal de Contas tem um papel fundamental para os cidadãos de Minas Gerais, e as pessoas que foram homenageadas hoje representam esse trabalho. Tenho a alegria de afirmar que o controle externo exercido pelo Tribunal de Contas foi ampliado, deixando de ser apenas de conformidade, mas estendendo o olhar para a avaliação da economicidade e eficiência das políticas públicas”, finalizou.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades mineiras, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Adalclever Lopes; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de MG, Carlos André Mariani Bittencourt; a defensora pública-geral do Estado de MG, Christiane Neves Procópio Malard, além de secretários de Estado, deputados, prefeitos e representantes de entidades e de tribunais de contas de todo o país.