15h22min - 03 de Maio de 2014 Atualizado em 15h28m

Alberto Pinto Coelho confirma gasoduto no Triângulo para 2016

Durante abertura da Expozebu, o governador destacou a força do agronegócio mineiro e renovou parceria do Governo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)

O governador Alberto Pinto Coelho confirmou, neste sábado (3/05), em Uberaba, durante a abertura da 80ª edição da Expozebu, a entrega do gasoduto do Triângulo Mineiro para 2016. Com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões do Governo de Minas, a obra tem previsão de início para o segundo semestre deste ano e conclusão para 2016.

Ao fazer o anúncio, Alberto Pinto Coelho destacou a importância do projeto não só para Uberaba, mas para toda região do Triângulo Mineiro.

“Nossa expectativa é de que o gasoduto se torne realidade aqui em Uberaba e no Triângulo mineiro nos próximos dois anos, gerando novas oportunidades de crescimento, empregos, renda e agregação de valor aos nossos produtos”, afirmou o governador.

A obra ligará Queluzito, na região Central do Estado, ao município de Uberaba, e terá 530 quilômetros de extensão seguindo o traçado da BR-262. O gasoduto terá capacidade inicial para transportar 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia da Petrobrás, em Uberaba, além de outros empreendimentos industriais na região. A previsão é de que a obra seja concluída até novembro de 2016.

O gasoduto percorrerá o território de Minas, gerando valor para o Estado na execução da obra, com criação de empregos e, principalmente, pelo potencial de atração de novos empreendimentos para Minas, com a chegada do gás natural a regiões ainda não atendidas pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). O trajeto do gasoduto, aprovado pelas empresas envolvidas no projeto – Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Gasmig, Petrobrás e Gaspetro, passará por 26 municípios com potencial de uso de gás natural, como Itaúna, Divinópolis, Lagoa da Prata, Luz, Araxá, Tapira, entre outros.

Força do agronegócio

Durante a solenidade de abertura da Expozebu, o governador Alberto Pinto Coelho falou sobre a força do agronegócio no Estado e citou a liderança mineira no país ao produzir produtos primordiais da cadeia alimentar.

“Não há o que contestar. Em 2013, Minas registrou um Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio recorde de R$ 147,4 bilhões. Temos o segundo maior rebanho bovino do país, com 23,9 milhões de cabeças. Somos o maior produtor de leite com quase 9 bilhões de litros por ano. Essa verdadeira vocação tem se transformado na nossa mais importante plataforma de exportação, gerando empregos, renda e expressivas divisas nos resultados da balança comercial”, disse.

Em seu discurso, Alberto Pinto Coelho prestou homenagem aos responsáveis por fazer do agronegócio mineiro o melhor Produto Interno Bruto (PIB) do setor do país, mas destacou que a área merece mais atenção.

“Devemos muito aos produtores brasileiros e de Minas Gerais. Não seríamos o Estado que somos hoje sem a imprescindível contribuição da agricultura e da pecuária. Nenhum país do mundo carrega condições tão excepcionais como o nosso, para produzir e desenvolver-se, mas será imperdoável perder as oportunidades que a conjuntura nos oferece de abastecer um mundo em que tantos ainda passam fome ou negar nossa mais enraizada vocação histórica”, defendeu.

Expozebu

Na abertura, foi assinado e renovado termo de cooperação técnica entre o Governo de Minas e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) para desenvolver ações que viabilizem a aquisição e comercialização de animais e sêmen geneticamente melhorados nas Feiras de Touros. O acordo também tem o objetivo de criar e implementar ferramenta eletrônica de consulta denominada “Banco de Ofertas”, a ser disponibilizada pela ABCZ via link na internet.

O programa e a parceria foram iniciados em 2006, entre o Governo de Minas e a ABCZ. O Pró-Genética, implementado no Governo Aécio Neves, visa melhorar a qualidade genética do rebanho bovino e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite. Em 2013, na regional de Uberaba foram realizadas sete feiras de venda de tourinhos, com a oferta de 277 touros e a comercialização de 133 animais. Para 2014, a previsão é que sejam realizadas oito feiras.

Alberto Pinto Coelho ressaltou que, a fim de contribuir ainda mais para o fortalecimento do zebu, está em processo de desenvolvimento o Pró-Genética Leite, que começou a ser implementado no Governo Anastasia. De acordo com o governador, essa nova iniciativa contará com a parceria da ABCZ e da Associação do Girolando, visando a reposição de matrizes leiteiras.

Ao lado da presidente Dilma Rousseff e do presidente da ABCZ, Cau Paranhos, Alberto Pinto Coelho acompanhou a vacinação de um exemplar da raça Zebu, ato que marca o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada entre os dias 1 e 31 de maio. O governador de Minas também recebeu do presidente da ABCZ a medalha comemorativa aos 80 anos da Expozebu.

Estima-seque a “Expozebu 80 anos” supere os R$ 150 milhões obtidos em 2013 com os leilões e negócios. Somente para os 36 leilões e os quatro shoppings de animais, a expectativa é que R$ 50 milhões sejam movimentados. Cerca de 100 estandes de empresas foram instalados no Parque de Exposições Fernando Costa. A Associação Brasileira de Criadores de Zebu calcula que 220 mil pessoas passem pela feira, incluindo a visita de cerca de 300 estrangeiros de 30 países.

Também participaram da abertura da feira o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, ministros e secretários de Estado, parlamentares, além de lideranças do setor agropecuário.