17h31min - 06 de Agosto de 2014 Atualizado em 17h35m

Alberto Pinto Coelho participa da abertura da Minascon 2014 no Expominas

O governador ressalta a importância e a força do segmento de construção civil para a economia do Estado de Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta quarta-feira (06/08), da abertura da 11ª edição da Minascon/Construir Minas. A feira internacional da cadeia produtiva de construção civil e pesada, que ocorre até o próximo sábado (09/08), no Expominas, em Belo Horizonte, é uma oportunidade para apresentação de produtos e equipamentos do segmento no Estado, além de gerar negócios e ampliar o intercâmbio entre indústrias e lojistas.

Alberto falou a cerca de 300 empresários da cadeia produtiva da indústria da construção de Minas Gerais sobre a força desse segmento para a economia do Estado. "Este é um setor altamente pujante, vigoroso, que representa em torno de 7,5% do PIB da economia de Minas, além de ser altamente empregador", destacou.

Acompanhado pelo presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Jr., e do vice-presidente da Fiemg e presidente da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz, o governador visitou a feira internacional e o espaço Casa da Indústria Mineira e participou da inauguração simbólica da Praça do Concreto (com as inovações do setor de cimentos). A Casa é fruto do projeto do arquiteto Carlos Alberto Maciel, vencedor da terceira edição do “prêmio bim.bon”, importante premiação da arquitetura brasileira. Ela foi toda construída com produtos originados da construção civil mineira.

Minascon/Construir Minas

A Feira Internacional da Construção é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio da Câmara da Indústria e da Construção, com o apoio do Sebrae-MG. Consolidado, é um evento com repercussão nacional e internacional.

Palestras, concursos, seminários, congressos e encontros de diferentes empresas, órgãos, entidades e instituições profissionalizantes do setor da construção civil marcam a programação deste ano.

Segundo a Câmara da Indústria e da Construção da Fiemg, a cadeia de produção da construção civil responde por 10,4% dos empregos gerados  e 5,8% dos impostos arrecadados no Estado. Para cada R$ 10 milhões de investimentos em obras são gerados 391 novos postos de trabalho, tanto em construtoras, como na indústria de materiais de construção, nos serviços e no comércio de materiais.