15h10min - 20 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h07m

Alberto Pinto Coelho preside entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil

Em solenidade no Palácio Tiradentes 46 personalidades e instituições foram agraciadas pelo governador

O governador Alberto Pinto Coelho presidiu nesta quinta-feira (20/11), no Palácio Tiradentes, a solenidade de entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil a 46 personalidades e instituições. O orador oficial foi o secretário de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, Raimundo Benoni Franco. A Medalha de Mérito da Defesa Civil foi instituída em 4 de julho de 1984, por meio de decreto do governador Tancredo Neves. O objetivo é homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil

O governador Alberto Pinto Coelho destacou a importância das ações de defesa civil integradas entre Estado e municípios, nos últimos anos, no atendimento às vitimas da chuva ou da seca. Nos últimos 11 anos, o número de municípios com comissões municipais de defesa civil saltou de 300 para mais de 700 localidades.

Ao saldar os agraciados, Alberto Pinto Coelho também exaltou o papel de voluntários, pessoas anônimas que prestam socorro a vítimas e evitam mortes. “O mais importante e o que configura certamente o avanço da sociedade são os exemplos de voluntarismo. São esses exemplos, muitos deles através de figuras anônimas, que construirão o futuro de Minas e da nossa Pátria”, disse o governador.

Entre os agraciados estão o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, o comandante da 4ª Região Militar do Exército, general Mário Lúcio Alves de Araújo, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alceu Torres Marques, a presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, o secretário geral da Governadoria, Custódio Mattos, o  chefe da Polícia Civil, Oliveira Santiago Maciel, além de policiais militares, bombeiros e jornalistas.

Plano Nacional

O orador oficial, secretário Raimundo Benoni, destacou que a comenda foi criada há 30 anos e é concedida a aqueles que se destacam pelo amparo a pessoas que necessitam.  “Esta medalha é o reconhecimento do Governo de Minas pelo valioso trabalho de engrandecer a defesa civil, fazendo dela cada vez mais forte e eficiente”, afirmou Benoni.

O coronel Alex de Melo, coordenador Estadual de Defesa Civil, órgão responsável pela comenda, fez um balanço das ações da instituição ao longo dos últimos anos. Entre 2003 a 2013, foram investidos R$ 34 milhões, em atividades de treinamento, compra de equipamentos e distribuição de materiais.

Ele defendeu a revisão da legislação federal que atualmente cria o sistema nacional de defesa civil, mas excluiu os Estados. “É preciso, com a máxima urgência, implementar o plano nacional, estadual e municipal de defesa civil, popularizar os estudos de riscos, implementando a sua gestão de forma a dar sustentação aos planos de contingência com a cientificidade necessária”, concluiu.