13h23min - 25 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Anastasia anuncia investimentos em saúde e segurança para o município de Oliveira

Cidade do Centro-Oeste do Estado ganhará novas unidades de saúde e nova sede para a Polícia Militar. Investimento do Governo de Minas será de R$ 2,84 milhões

Entre as áreas de atuação dos governos, saúde e segurança estão entre as principais e requerem atenção prioritária. Em Minas Gerais, nos últimos anos, o Governo do Estado tem implantado nessas áreas, de modo especial, políticas públicas. E para dar continuidade a esse trabalho, o governador Antonio Anastasia esteve, nesta terça-feira (25/03), em Oliveira, no Centro-Oeste do Estado, onde liberou R$ 1,8 milhão para construção de duas unidades básicas de saúde (UBS) e anunciou a construção de nova sede para a Polícia Militar no valor de R$ 1,04 milhão.

O governador destacou a importância das novas unidades de saúde para a população da cidade, que terá um reforço no primeiro atendimento. “No Brasil, há o Sistema Único de Saúde, com vários degraus de atendimento. A porta de entrada é a UBS, que é vinculada às equipes de saúde da família para o primeiro atendimento, aquele atendimento de orientação para os casos menos graves. Depois, o chamado atendimento intermediário até a alta complexidade”, disse Anastasia. As unidades serão instaladas no bairro Novo Eldorado e no distrito de Morro do Ferro. Cada UBS terá capacidade para atender quatro mil pessoas por mês.

Em relação à construção da sede da Polícia Militar, o governador disse que irá determinar ainda nesta terça-feira (25/03) a alocação dos recursos necessários. “Retornando, hoje à tarde a Belo Horizonte, vou dar o comando à Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão) para alocar o recurso para licitarmos o quartel imediatamente e aí termos bem instalada a sede de nossa Polícia Militar”, afirmou Antonio Anastasia.

UBS

As unidades básicas de saúde estão alinhadas com a estratégia saúde da família e preconiza a existência de equipes formadas por profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares, técnicos, agentes comunitários, entre outros, em função da realidade epidemiológica, institucional e das necessidades em saúde de cada população. Cada unidade possui salas e consultórios, gabinetes odontológicos, consultório ginecológico, salas de acolhimento, triagem e um escovário para lições de higiene bucal e um auditório de reuniões e educação permanente.

O prefeito de Oliveira, João Batista de Sousa, destacou o trabalho conjunto entre o Estado e o município nos últimos anos para viabilizar resultados positivos para a população. “Essa cerimônia reforça mais uma vez a parceria com o governo estadual no sentido de viabilizar diversos recursos e benefícios para o nosso município. Então, com muita alegria Oliveira passa a contar com mais duas unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, afirmou.