13h40min - 05 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Anastasia assina convênios garantindo repasse de R$ 4,9 milhões para Santa Casa de Montes Claros

Recursos vão fortalecer atendimento médico, melhorar estrutura oferecida e ampliar serviço prestado aos usuários do SUS que utilizam o maior hospital do Norte de Minas

A Santa Casa de Montes Claros será beneficiada com investimentos da ordem de R$ 4,9 milhões, por meio da celebração de dois convênios assinados pelo governador Antonio Anastasia, nesta segunda-feira (5), na Cidade Administrativa. Os recursos serão destinados ao fortalecimento do atendimento médico na unidade, melhorando a estrutura e ampliando o serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador Anastasia destacou a assinatura dos convênios com a unidade de saúde. “Ao fazer esse aporte de recursos, tenho certeza que haverá um fortalecimento da Santa Casa e um passo importante de um processo que não é de hoje. Essa parceria já tem muitos anos e, felizmente, ela vai se adensando e se aprofundando. Tenho convicção que serão recursos muito bem aproveitados, alocados, despendidos e, certamente, vão contribuir para melhoria da Santa Casa de Misericórdia”, afirmou.

Por meio da Secretaria de Estado de Saúde, serão destinados R$ 3,6 milhões para ampliação do CTI e leitos de retaguarda, R$ 574,6 mil para reforma do pronto-socorro, R$ 253,9 mil para reforma e ampliação da Central de Materiais Esterilizados e R$ 362,7 mil para instalação de elevadores.

O arcebispo de Montes Claros e presidente da Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa, Dom José Alberto Moura, falou sobre a destinação dos recursos. “Vamos melhorar o atendimento e, de modo especial, possibilitar o aumento dos leitos de CTI, podendo atender mais pessoas”, disse.

Considerado o maior hospital do Norte de Minas, a Santa Casa de Montes Claros possui 339 leitos, sendo 80% deles destinados ao atendimento pelo SUS, e realiza cerca de 100 mil procedimentos por mês.

De 2003 a 2012, por meio do Pro-Hosp, o Governo de Minas já investiu R$ 22,3 milhões na Santa Casa. Os recursos foram empregados na compra de equipamentos e materiais permanentes, além de diversas obras, como a construção do CTI coronariano, do abrigo de resíduos sólidos e do vestiário dos funcionários, além de readequação do bloco cirúrgico para pacientes contaminados – queimados, reforma do CTI adulto, salas do bloco cirúrgico e do bloco obstétrico, construção da enfermaria do 4º andar, entre outras.

Antonio Anastasia  lembrou outro investimento importante para o Norte de Minas, na área da saúde, o Hospital do Trauma. “O projeto está praticamente concluído. Agora, vamos preparar a licitação da obra que será feita pelo Departamento de Obras Públicas do Estado. Será a maior obra de saúde pública do Norte de Minas na história, onde temos, aliás, um sistema de urgência e emergência muito exitoso e que serve como modelo para outras regiões do Estado”, disse.

Também participaram da solenidade de assinatura dos convênios, os secretários de Estado de Saúde, Antônio Jorge, e deDesenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Édson, e o provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido,  além de deputados estaduais e federais.

Santa Casa de Montes Claros

Fundada em 1871, por meio da Lei 1776 do Governo da Província de Minas, a Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa de Montes Claros foi acolhida canonicamente pela Igreja Católica em 19 de janeiro de 1878, por ato de Dom João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina. A unidade se desenvolveu em estrutura física e assistência humana, sendo, hoje, reconhecida como uma das principais instituições de saúde de Minas e do Brasil. Destaca-se pelo pioneirismo na incorporação de tecnologias, apresentando parque tecnológico moderno e atualizado, composto por mais de 1,2 mil equipamentos médico-hospitalares.

Os constantes avanços nos processos gerenciais e a integração sinérgica entre os diversos setores renderam ao hospital os títulos de Hospital Acreditado e Hospital Acreditado Pleno – certificações que atestam, a nível nacional, a tradição, a segurança, a credibilidade e a competência em relação ao cuidado com a saúde humana.