18h00min - 02 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Anastasia determina início de obra de pavimentação asfáltica na região do Alto Paranaíba

Após autorização do governador, serviços de limpeza e topografia foram iniciados entre Carmo do Paranaíba e o Distrito de Quintinos

O governador Antonio Anastasia assinou nesta sexta-feira (02) despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas e ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais o início imediato das obras de pavimentação da estrada entre Carmo do Paranaíba (entroncamento BR-354) e o Distrito de Quintinos, no Alto Paranaíba. O Governo de Minas irá investir, por meio do Programa Caminho de Minas, R$ 43,9 milhões no asfaltamento do trecho de 30,26 quilômetros. Após a autorização, a empresa responsável pelas obras já começou os serviços de limpeza e topografia da área.

Durante pronunciamento, no Distrito de Quintinos, Anastasia destacou a importância da chegada do asfalto à comunidade. “O mais importante é o valor humano dessa obra. Só quem mora aqui sabe da dificuldade que é enfrentar esses 30 quilômetros, às vezes à noite e com pressa, no escuro, nos buracos, na poeira e na lama. Portanto, essa estrada vai significar segurança, empregos, qualidade de vida e vai até baratear o custo de vida de Quintinos, porque o frete vai diminuir”, afirmou.

O prefeito de Carmo do Paranaíba, Marcos Aurélio Costa, agradeceu ao governador e falou do significado da obra. “Passamos muita dificuldade com essa estrada, na época de poeira não tem nem como mensurar e, nas chuvas, fica muito difícil de transitar. Economicamente é um marco para a nossa região. Quintinos representa muito na sua pujança econômica para Carmo do Paranaíba. Temos em Quintinos duas das maiores empresas empregadoras do município. Digo que esse programa não deveria chamar Caminhos de Minas, mas sim Caminhos da Esperança”, destacou.

Caminho de Minas

O programa visa ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

A pavimentação vai fazer a ligação asfáltica do Distrito com a sede do município e com a BR-354, beneficiando diretamente os quase 30 mil habitantes de Carmo do Paranaíba, entre eles os mais de 4 mil moradores de Quintinos. O acesso asfaltado à BR-354 também facilitará a ida dos moradores a Patos de Minas e à BR-262, que leva a Belo Horizonte.

Anastasia explicou os objetivos do Caminho de Minas. “O programa foi imaginado para resgatar compromissos centenários, históricos, de municípios que são irmãos, distritos com seu município sede e que tem uma potencialidade econômica muito grande. Com essa estrada como está esburacada, com lama, poeira, quem vai escoar a produção?”, indagou o governador.

O asfalto vai facilitar também o escoamento da produção de grãos, milho, café e leite do município, que se destaca na pecuária leiteira. Carmo do Paranaíba possui um rebanho bovino com cerca de 106 mil cabeças e o suíno com 26 mil animais. A nova rodovia ainda facilitará o escoamento da produção de queijos e da fabricação de rações balanceadas para animais, feitos em Quintinos.

O Alto Paranaíba será contemplado com 11 obras do Caminhos de Minas, totalizando 474,06 quilômetros de novas rodovias. O programa vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O Caminhos de Minas também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Homenagens

O governador recebeu duas placas de agradecimento da Prefeitura Municipal, em virtude do início das obras do asfalto até Quintinos. Anastasia também foi homenageado por alunos das escolas Municipal Professor Jonas João de Oliveira e Estadual Antônio Atanásio.  O governador plantou de uma muda de Ipê Amarelo na Praça Central do Distrito. Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, deputados federais e estaduais, além de prefeitos da região e lideranças comunitárias.