Minas por Região

Galeria de Fotos

16h22min - 23 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Anastasia e Alberto Pinto Coelho participam da abertura da Exposição de Mineração

Um dos temas da abertura do evento foi a necessidade de aprovação do novo marco regulatório da atividade minerária

O governador Antonio Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho participaram, nesta segunda-feira (23), da abertura da Exposição Internacional de Mineração e do 15º Congresso Brasileiro de Mineração, no Expominas, em Belo Horizonte. Os eventos são promovidos pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Em entrevista à imprensa, Anastasia destacou a importância da aprovação do novo marco regulatório da mineração. “Temos temas ali relevantíssimos não só para o poder público, principalmente estados e municípios, que é a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), mas também para as empresas na questão relativa à forma de concessão, para a sociedade a questão da agência reguladora e a criação do conselho. Então, é um marco que evolui muito e eu espero que vote este ano ainda”, afirmou o governador.

Em seu pronunciamento, o vice-governador Alberto Pinto Coelho, também falou sobre a necessidade da revisão da Cfem. “A arrecadação por ela acrescida, em Minas Gerais será inteiramente destinada à educação. Hoje, os indicadores de educação do Estado são os melhores do Brasil”, reiterou Alberto Pinto Coelho.

O vice-governador também citou a importância do Estado para o setor da mineração. “Minas Gerais tem suas raízes fundadas no extrativismo mineral, remontando sua formação às incursões das bandeiras no século 18 em busca de riquezas em seu território, que culminaram na descoberta do ouro e do diamante. Minas continua a ser a maior exportadora brasileira de minério de ferro, de ferro-ligas, de laminados de ferro e aço”, ressaltou Alberto Pinto Coelho.

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, José Fernando Coura, destacou o evento e a importância da aprovação do novo marco regulatório.  “Temos a oportunidade de mostrar para a sociedade brasileira a importância da indústria mineral na formação, no desenvolvimento, na geração de empregos e da responsabilidade ambiental. No momento que o Congresso Nacional discute o novo marco da mineração, temos absoluta confiança que os parlamentares saberão ouvir os interesses dos trabalhadores, dos municípios, dos estados, das empresas e dos ambientalistas”, pontuou Coura.

Também participaram da solenidade, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, os secretários de Estado Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Danilo de Castro (Governo) e Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico), o deputado federal e relator do novo marco regulatório da mineração, Leonardo Quintão, além de parlamentares e autoridades do setor mineral.

Considerada a maior feira de mineração da América Latina, a Exposibram conta, em 2013, com seis pavilhões que reúnem delegações da Alemanha, Austrália, Chile, Estados Unidos e China. Já o Congresso Brasileiro de Mineração reúne especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato