16h30min - 17 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Anastasia participa de encontro com prefeitos de todas as regiões de Minas

Durante reunião da Associação Mineira dos Municípios, governador anunciou que lançará, nos próximos dias, programa que destinará recursos às associações microrregionais

O governador Antonio Anastasia participou nesta terça-feira (17), em Nanuque, no Vale do Mucuri, da 7ª Reunião Itinerante da Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), que contou com a presença de mais de 60 prefeitos, incluindo diretores da entidade e chefes de Executivo de municípios da região. Na reunião, o prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz, e o presidente da AMM, o prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, entregaram para o governador de Minas uma pauta com uma série de demandas municipalistas, em áreas comosaúde pública, segurança, educação e infraestrutura.

Segundo Antonio Anastasia, a AMM tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento dos municípios. Ele considerou legítimas as reivindicações e disse que, nos próximos dias, irá anunciar um novo programa em apoio às associações microrregionais, pois uma gestão eficiente deve ser descentralizada. “A relação do Governo de Minas com a Associação Mineira de Municípios é muito antiga e positiva. A AMM tem dado uma grande contribuição. É parceira do governo na maior parte dos projetos e as reivindicações apresentadas são todas procedentes e legítimas. Gostaria de atender a todas nesse momento, mas, lamentavelmente, não temos recursos para fazer todas na mesma hora. Todas serão avaliadas e tenho certeza que a maioria delas será implementada. Ao mesmo tempo, vamos continuar fazendo um novo programa com as associações, coordenado pela AMM, para termos cada vez o municipalismo fortalecido em nosso estado”, disse.

Antonio Anastasia destacou que está em andamento diversas ações direcionadas aos municípios, como o Caminhos de Minas e o ProMunicípio. Ele lembrou ainda que, juntamente com as associações microrregionais, o Governo de Minas implementou, a partir de 2010, o Programa de Fortalecimento e Revitalização das Associações Microrregionais de Municípios. O repasse para as 42 associações totalizou cerca de R$ 32 milhões. Cada uma recebeu R$ 800 mil, em parcela única, para aplicar na modernização da infraestrutura de atendimento às prefeituras.

“Agora, faremos um outro programa. Já identifiquei o mais difícil que é o dinheiro, que já está separado. Estamos agora só aperfeiçoando e, como uma pedra bruta, ela vai ser lapidada e apresentada em breve. Pretendo nos próximos 15 a 20 dias fazer uma reunião para dar notícia de como será esse novo programa”, disse.

Governo municipalista

O presidente da AMM, Toninho Andrada, reconheceu os esforços do governador Anastasia para atender às demandas municipalistas. “Temos que reconhecer que, embora com dificuldades financeiras, a exemplo dos municípios, o Governo de Minas tem cumprido com os compromissos assumidos com as cidades. Anastasia tem sido um governador municipalista, sempre presente no interior. Os prefeitos reconhecem isso, porque não é fácil governar um Estado com 853 prefeituras”, afirmou Andrada.

Já o anfitrião, prefeito de Nanuque, Ramon Ferraz, ressaltou a importância da presença do governador de Minas na cidade, para se reunir com prefeitos de todas as regiões do Estado. “É uma satisfação poder contar com a presença de um homem público que representa tão bem os mineiros”, afirmou.

Este foi o primeiro encontro promovido pela gestão do prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, eleito em março deste ano para o biênio 2013/2015. Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, além de deputados federais, estaduais, vereadores, ex-prefeitos e lideranças comunitárias.