17h57min - 03 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Anastasia recebe homenagem do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Governador foi homenageado nesta segunda-feira (03) pelos trabalhos realizados na área cultura e histórica no Estado

O governador Antonio Anastasia recebeu nesta segunda-feira (03), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). O governador foi homenageado pelo instituto pelos trabalhos realizados na área cultural e histórica em Minas Gerais. “Entregamos ao governador, que é integrante da cadeira número 1 do instituto, um diploma de agradecimento pelo trabalho que ele vem fazendo no Estado e pela sanção da lei que torna o instituto um órgão consultivo do Estado”, afirmou o presidente do IHGMG, Wagner Colombarolli.

A lei 21.131 foi sancionada pelo governador no mês passado e prevê que o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais poderá ser consultado em caráter opinativo pelos órgãos e entidades da administração pública estadual sobre assuntos de história, geografia e ciências auxiliares e complementares que se referirem a Minas Gerais. Ainda segundo a legislação, o associado do IHGMG tem livre acesso aos órgãos da administração pública estadual e está autorizado a realizar consultas e pesquisas nessas entidades. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Luiz Henrique.

Anastasia ressaltou a importância do instituto para Minas Gerais e a importância de se preservar a cultura, a memória e a história do Estado, essencial para a construção do Brasil nação. “Nós estamos desdobrando as nossas responsabilidades, é esse o nosso dever. Eu como governador do Estado tenho muita admiração, estima e consideração pelo trabalho realizado pelo instituto que reúne intelectuais, que de modo gracioso e voluntário, dedicam parte do seu tempo a temas tão relevantes como aqueles que inspiram a história e a civilização de nosso Estado”, afirmou o governador.