15h45min - 09 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Anastasia visita obras no entorno de Confins e garante conclusão das intervenções antes da Copa

Reforma e duplicação de rodovia vão possibilitar novo acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves e melhorar a ligação entre a capital e municípios do Vetor Norte

O governador Antonio Anastasia visitou nesta quinta-feira (09) as obras realizadas pelo Governo de Minas na MG-424 e na LMG-800. A reforma e a duplicação dos trechos vão criar novo acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, além de melhorar a ligação da capital mineira às cidades do Vetor Norte, como Pedro Leopoldo, Confins e São José da Lapa. Ao todo, estão sendo investidos R$ 373 milhões.

Anastasia percorreu todo o trecho da MG-424 que está sendo recuperado e as obras de duplicação da LMG-800, conversou com engenheiros e cumprimentou operários. Ao falar com a imprensa, o governador destacou que o andamento da obra e a sua entrega no prazo previsto mostram o cumprimento de um compromisso assumido pelo Governo do Estado com os mineiros.

“A obra será entregue antes da Copa do Mundo. Era o compromisso que tínhamos, de fazermos não só o novo acesso, mas também o acesso alternativo que é de um planejamento que o Governo de Minas realiza desde 2003, a melhoria do complexo do Vetor Norte, que se iniciou com a Linha Verde, e que se desdobrou também com as obras do aeroporto, do aeroporto indústria e de todo o esforço realizado pelo Governo do Estado para que o aeroporto, cada vez mais, se consolide com um grande instrumento de estratégia do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou o governador, que estava acompanhado do senador Aécio Neves.

Além de uma nova alternativa de acesso ao aeroporto, o governador destacou que a melhoria da infraestrutura viária de todo o Vetor Norte será um grande legado para os mineiros. “Vamos ter aqui uma obra que é muito funcional, mas também uma obra monumental para dar grande receptividade aqueles que virão não só para a Copa do Mundo. Será um legado extraordinário que se deixa para o Estado de Minas Gerais a partir de junho deste ano”, destacou Anastasia.

O governador também ressaltou a preparação de Minas Gerais para a Copa. Graças ao planejamento realizado pelo Governo do Estado, todas as entregas serão garantidas no prazo e no orçamento certo. “O estádio Mineirão foi entregue no prazo e no custo. Foi um dos primeiros estádios entregues, já foi testado durante esse período, inclusive muito bem testado em um ano extraordinário do nosso futebol. Ao mesmo tempo, as obras viárias metropolitanas de responsabilidade do Estado foram feitas. Em parceria com a prefeitura, nós alocamos R$ 300 milhões para obras de infraestrutura de mobilidade urbana na capital, que estão sendo concluídas. Hoje, nós sabemos que Belo Horizonte é, de todas as sedes, aquela cidade que terá mais hotéis inaugurados em todo o Brasil para a Copa do Mundo. E pensamos também na estratégia pós-Copa”, afirmou.

A obra

As intervenções na MG-424 preveem a restauração e o aumento da capacidade da rodovia, no trecho entre o entroncamento da MG-010 até o encontro com LMG-800. Setenta por cento das obras de drenagem já estão concluídos e 80% da pavimentação já foram feitos. Neste trecho, que já é duplicado, está sendo feita a restauração do pavimento, em 16,8 quilômetros. Também estão sendo instaladas três novas passarelas, além de uma passagem inferior (bairro Lagoa dos Mares, Confins) e um viaduto (próximo à Cidade do Galo).

Os cerca de 12 quilômetros da LMG-800, que ligam o entroncamento da MG-424 até o aeroporto, estão sendo duplicados, com 95% da terraplanagem já concluídos. As obras da drenagem já estão 88% prontas e 76% da pavimentação feita. Também estão sendo construídos uma passagem inferior (para acesso à Lapa Vermelha) e novos cincos viadutos. Um dos viadutos dará acesso à cidade de Confins, dois viadutos ao terminal de passageiros e retorno a Belo Horizonte, e outros dois ao terminal de cargas do aeroporto.

São intervenções em 29 quilômetros de rodovia, beneficiando diretamente três milhões de pessoas dos municípios de Belo Horizonte, Vespasiano, São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Santa Luzia, Jaboticatubas, Baldim, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro.

Mais de mil operários trabalham nas obras que se iniciaram em março de 2013 e estão sob gerenciamento do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG). As intervenções vão permitir ainda a construção do Contorno de Lagoa Santa e de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas, o que vai facilitar o acesso à região da Serra do Cipó, sem passar por dentro de Lagoa Santa.

Também participaram da visita às obras, os secretários Carlos Melles (Transporte e Obras Públicas), Tiago Lacerda (Turismo e Esporte), Fuad Noman (Coordenação de Investimentos), além do diretor-geral do DER-MG, José Élcio Monteze, e do subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde.