Minas por Região

Galeria de Fotos

15h38min - 17 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia defende federalismo em evento com presidente Dilma

Governo federal reafirmou liberação de recursos para expansão do metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com o Estado e prefeituras

O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (17), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, da cerimônia conduzida pela presidente Dilma Rousseff, quando foram anunciados recursos para obras de mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 2,55 bilhões, metade dos quais sob responsabilidade do Estado e da prefeitura da capital mineira.

Em seu pronunciamento, o governador destacou a importância de uma Federação forte no Brasil para a garantia da prestação de serviços melhores para a população. “Nesses 500 anos de Brasil, temos cerca de 90 anos tão somente para termos, em nós brasileiros, o sentimento da experiência sobre o que é uma federação. E o resultado prático é que a Federação ainda não está presente na consciência coletiva das pessoas. Não sabemos bem lidar com isso, ao contrário de outras nações que já desenvolveram mais. E o resultado foi que, para dar solução aos problemas brasileiros tão complexos, se lança, no Brasil, o chamado federalismo de cooperação, que é, na prática, o que existe no Brasil ao contrário de outros modelos federais como o norte-americano, como o alemão, como o australiano e o canadense, onde as separações de competência são rígidas e nítidas. No Brasil é o contrário, elas ficam um pouco embaraçadas”, afirmou.

Para superar esse problema, Anastasia afirmou que é necessário haver uma cooperação recíproca entre os entes federados. Segundo ele, os governos só poderão entregar resultados de qualidade aos cidadãos se houver essa cooperação, esforço que o Governo do Estado tem feito. “É preciso que haja a perfeita cooperação e integração entre governo federal, entre os estados e entre as municipalidades para nós darmos desdobramentos às políticas públicas que são de responsabilidade em comum dessas três esferas. E, dentre essas responsabilidades, não há dúvida alguma que aquela que, nos dias de hoje, mais solicita, mais impõe e mais se reivindica é, exatamente, o tema da mobilidade urbana, da necessidade das pessoas conseguirem se deslocar de um modo digno e humano entre regiões grandes e muitos distantes nas grandes cidades brasileiras”, disse.

O governador lembrou que hoje, mesmo com a concentração de recursos na esfera federal, estados e municípios têm se esforçado para alocar investimentos para dar respostas à população. “É com esse espírito de trabalho integrado, da necessidade de sabermos que sempre vamos precisar, e precisamos sempre de muito e de mais, porque as necessidades são infinitas, as carências existem e temos que desenvolver essa cooperação sempre, porque sabemos que os recursos maiores estão na esfera federal. Nós, estados e municípios, também alocamos, nas nossas circunstâncias e nos nossos limites, em um esforço incomum, exatamente para apresentarmos às nossas populações respostas objetivas”, afirmou Anastasia.

Minas na Copa

A cooperação, defendeu Anastasia, gera resultados concretos, como nos investimentos para a Copa do Mundo deste ano. Mais do que apenas sede dos jogos, com a atração de turistas e a divulgação do Estado em todo o mundo, Minas Gerais quer deixar um legado de infraestrutura para os cidadãos.  “Teremos, este ano, de maneira muito emblemática, a realização desse grande evento que é a Copa do Mundo, que é muito mais do que jogos de futebol, mas uma oportunidade singular para mostrar ao mundo a nossa estrutura, a nossa capacidade e, fundamentalmente, a possibilidade de deixarmos um imenso e positivo legado para a população de todo o Brasil”, destacou.

A presidente Dilma afirmou que a questão do transporte e da mobilidade urbana demanda volumes expressivos de recursos e, concordando com o governador, afirmou que os investimentos precisam ser feitos em parceria.  Ela ainda elogiou a política adotada pelo Governo de Minas, em parceria, com a prefeitura de Belo Horizonte, para viabilização dos projetos de infraestrutura. “Quero, aqui, sinalizar o desempenho excelente, se a gente considera outras cidades e outras regiões metropolitanas do país. E nisso, o governador e o prefeito estão de parabéns. É um desempenho excelente. Nós vamos concluir estes investimentos, vamos chegar a 44,5 quilômetros de linhas de metrô aqui na Grande Belo Horizonte, com 31 estações”, prometeu.

Demandas de Minas

Governo de Minas tem tentado ao longo dos últimos anos junto ao governo federal desenrolar uma série de nós de infraestrutura e mobilidade urbana que dependem de recursos da União. A cobrança tem sido constante em relação, por exemplo, à duplicação da BR-381, que liga Belo Horizonte ao Estado do Espírito Santo. Em seu pronunciamento, a presidente disse que a licitação dos sete lotes para as obras foi concluída. “Nós esperamos que ainda nesse primeiro semestre as máquinas estejam trabalhando”, afirmou.

Na questão do Anel Rodoviário, o Governo de Minas assumiu o projeto executivo, que está em execução.  O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-MG) já anunciou que, em abril próximo, serão iniciadas as obras de modernização, com investimentos de cerca de R$ 300 milhões, antes mesmo da conclusão do projeto executivo para a revitalização completa da via, que ficará pronto até o final do ano. As primeiras intervenções acontecerão em três pontos: próximo ao viaduto da Praça São Vicente (Noroeste) e nas intercessões com as avenidas Amazonas e Pedro II – trechos representam 20% da extensão do Anel. Cerca de 700 famílias serão desapropriadas.

O governo estadual se juntou aos municípios da Região Metropolitana para tentar assegurar a expansão do metrô de Belo Horizonte. Para isso, reformulou-se a MetroMinas que está elaborando o projeto executivo, iniciado em abril do ano passado, para início das obras. Os serviços de sondagem foram concluídos e, em abril foram iniciados serviços de topografia. A previsão é de que, nos próximos meses, aconteça a audiência pública da obra da Linha 3. Para maio, também está prevista audiência pública da PPP para as linhas 1 e 2. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. “Vamos continuar com essa mesma toada, trabalhando, trabalhando e trabalhando, por Minas e pelo Brasil”, finalizou Anastasia.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato