13h59min - 28 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia destaca os principais avanços e desafios de Minas Gerais em 2013

Em encontro com a imprensa, o governador falou sobre os destaques do ano nas áreas de saúde, educação, segurança pública, cultura, entre outras

O final do ano vai se aproximando e é hora de começar avaliações. O que deu certo? O que precisa ser revisto para o próximo ano? Para iniciar esse balanço, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, reuniu representantes de diversos setores da imprensa em um café na manhã nesta quinta-feira (28), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Para o governador, do ponto de vista econômico, foi um ano difícil para todo o Brasil. E não foi diferente em Minas Gerais. Apesar disso, no entanto, por meio de um processo de planejamento e inovação, o Governo do Estado tem conseguido apresentar resultados positivos em todas as áreas.

Anastasia fez uma descrição dos principais programas e ações em desenvolvimento no Estado – educação, saúde, segurança pública, investimentos, cultura, turismo, Copa do Mundo, atração de novos negócios, inovação. Em meio a um bate papo descontraído, com cerca de 40 jornalistas, o governador fez um panorama geral da situação de Minas Gerais.

Na educação, uma das áreas mais prioritárias para Governo do Estado, Minas Gerais continuou nos avanços conquistados nos últimos anos. “Um ano, felizmente, muito positivo. Entregamos os prêmios da Olimpíada de Matemática e Minas Gerais continua em primeiro lugar. Tivemos a manutenção do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e dos indicadores. O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) publicado nesta semana confirma a boa qualidade de nossa educação. E os investimentos realizados, não só na remuneração, mas também na recuperação e na infraestrutura, e os novos programas, como o Reinventando o Ensino Médio e o PIP (Programa de Intervenção Pedagógica), são muito importantes para a manutenção dessa nossa posição de destaque na educação brasileira”, lembrou.

Na saúde, um dos grandes desafios de todo Brasil, Minas Gerais continua apostando em um processo de interiorização forte, buscando levar os serviços do setor para cada vez mais próximos dos cidadãos. “Conseguimos avançar em diversos programas, especialmente de descentralização. Claro que é um processo. Ainda temos décadas de omissão para superarmos. O programa Mães de Minas é um sucesso estrondoso, a redução da mortalidade é muito positiva”, afirmou.

O governador também fez uma avaliação na área de segurança pública. “Conseguimos não só aumentar os efetivos e manter Minas Gerais em primeiro lugar como o Estado que mais investe em termos de segurança. Os indicadores que saíram pelo Fórum Brasileiro demonstram que Minas tem uma posição, digamos, confortável em relação aos outros Estados da Federação nos indicadores, o que não nos conforta, digo isso sempre”, afirmou o governador, lembrando que, apesar de o Estado ser destaque no país, é preciso continuar um trabalho integrado e firme para o combate aos crimes e a diminuição da sensação de insegurança entre as pessoas.

Anastasia também lembrou dos avanços em relação à infraestrutura no interior do Estado e também na Região Metropolitana da capital mineira. “A conclusão final do ProAcesso, a continuidade e a expansão do ProMG, dá às nossas estradas uma condição melhor”, lembrou, destacando a inovação implantada com os Caminhos de Minas que é o novo programa rodoviário do Estado já em curso.

O governador ainda lembrou diversas outras áreas, com destaque para a cultura, que nunca recebeu tantos recursos e obras como em 2013, e os investimentos para atração de novos negócios e turismo, na atenção ao potencial da gastronomia mineira e às oportunidades geradas com a Copa do Mundo em Minas Gerais.

Nas próximas duas semanas, por determinação do governador, os secretários de Estado de cada pasta deverão reunir os órgãos de imprensa para divulgar os avanços e os desafios de cada secretaria do Governo. A intenção do Estado é continuar o trabalho de transparência dos gastos públicos, dando satisfação à sociedade do que tem sido realizado pelo Governo de Minas para o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais e a melhoria da qualidade de vida da população.

Clique aqui e confira, em detalhes, os principais resultados do Estado em 2013. (Arquivo em PDF)