20h00min - 08 de Junho de 2013 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia participa de festa de homenagem a Portugal

Governador classificou a Língua Pátria como a mais importante herança portuguesa deixada aos brasileiros

O governador Antonio Anastasia participou, neste sábado (08/06), em Belo Horizonte, da 3ª edição da Festa Portuguesa, uma amostra da culinária, bebidas típicas e de diversas manifestações culturais do país. Organizada pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, Centro da Comunidade Luso-Brasileira e Elos Clube Belo Horizonte, a festa comemora o Dia de Portugal (10 de junho), de Camões e das comunidades portuguesas.

Durante saudação ao público da festa, Anastasia destacou a língua portuguesa como o legado mais importante deixado por Portugal aos brasileiros.

“Portugal nos legou e nos deixou algo que é raro, uma identidade linguística nacional una, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A língua portuguesa, a última flor do lastro, como se diz, é tão bela que temos o dever de sempre cultivá-la. É a língua, juntamente com outros costumes e tradições, o fio condutor, a coluna vertebral que une 250 milhões de pessoas pelo mundo afora que falam português, e, portanto, tem os mesmos princípios, a mesma filosofia, e principalmente, raciocinam do mesmo modo”, afirmou o governador.

O governador também falou sobre a importância da Festa Portuguesa para fortalecer os laços entre Minas, Brasil e Portugal.

“Eu fico muito feliz porque, cada vez mais, Minas Gerais está mostrando suas origens internacionais. Queria cumprimentar a comunidade portuguesa por manter essa festa, dentro dos padrões típicos de Portugal, sempre com muita civilidade, muita educação, preservando seus valores e dizendo que essa é uma festa portuguesa, com certeza”.

Anastasia recebeu da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, placa de homenagem pelos serviços prestados no fortalecimento das relações entre Minas Gerais e Portugal.

A celebração

Entre as atrações culturais da festa estavam o grupo folclórico Gil Vicente e o Coral Luiz de Camões, além de cantoras que interpretaram os fados de maior sucesso em Portugal. A Praça Marília de Dirceu, local de realização do evento, abriga o Largo de Camões, homenagem ao maior escritor da Língua Portuguesa. Durante a solenidade, Anastasia, acompanhado de outras autoridades, depositou coroa de flores no busto em tributo ao escritor português.

Também participaram do evento, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o cônsul-geral de Portugal em Belo Horizonte, André de Mello Bandeira, e o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, Fernando Meira.