14h42min - 05 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia participa de fórum técnico dos municípios mineiros

Governador voltou a defender modelo descentralizado de gestão para permitir serviços de melhor qualidade no Brasil

Ao participar da cerimônia de abertura do 1º Fórum Técnico dos Municípios Mineiros, o governador Antonio Anastasia defendeu, nesta terça-feira (5), um modelo descentralizado de gestão como caminho para a melhoria dos serviços públicos. Na avaliação do governador de Minas, a concentração de recursos na esfera federal, a falta de gestão e de planejamento comprometem a capacidade de estados e municípios em investir nas áreas de saúde, educação, transporte e segurança, as mais demandadas pela população dos municípios.

“Tenho impressão de que não há homem público que não saiba que, no Brasil, o que precisamos ter é descentralização. O que precisamos é fazer, implementar, realizar, ter a coragem de abrir mão de poder, confiar. Hoje não há uma só pessoa no Brasil, dos 200 milhões de habitantes, que possa se dizer orgulhoso e satisfeito com a prestação de serviços públicos no Brasil, em qualquer categoria. Claro que temos ilhas de excelência, mas de modo geral, os serviços públicos são praticados com imensas deficiências. É porque falta a boa gestão, falta a descentralização, falta prioridade e falta também planejamento”, disse Antonio Anastasia.

Durante o evento, promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), o governador Anastasia recebeu das mãos do presidente da entidade e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, duas cartilhas lançadas pela AMM que aborda a concentração da arrecadação nas mãos da União. Em dezembro, a Assembleia Legislativa promoverá o “Dia do Basta”, movimento que busca chamar a atenção da população sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios, como a falta de recursos e de autonomia administrativa.

O Fórum acontece até o dia 7 de novembro e tem o objetivo de capacitar, informar e discutir assuntos que envolvam a administração pública municipal. Outros temas que serão discutidos são os desafios de financiamentos das políticas públicas desenvolvidas em todas as esferas de governo, além da qualificação do servidor público. Também serão abordados assuntos nas áreas de saúde, trânsito, prestação de contas, captação de recursos, direito municipal, previdência social e comunicação.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, o presidente da Frente Mineira de Municípios e prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e o presidente da Editora Fórum, Luís Claudio Rodrigues.