17h00min - 12 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia preside a solenidade de entrega da Medalha JK em Diamantina

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi o orador oficial da cerimônia, criada para homenagear o ex-presidente Juscelino Kubitschek

A cidade histórica de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, mais uma vez homenageou um de seus filhos mais ilustres, o ex-presidente e ex-governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek. O governador Antonio Anastasia presidiu a cerimônia de entrega da Medalha JK que, este ano, foi realizada no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, um dos monumentos históricos do município, local onde Juscelino estudou. Em 2014, será comemorado o centenário da entrada de JK no colégio do Seminário.

A solenidade teve como orador oficial o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também foi agraciado com a comenda. Este ano, 120 personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país foram condecoradas com a "Grande Medalha" e "Medalha de Honra", as duas divisões da comenda.

A cerimônia de entrega da Medalha JK é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, que nasceu em 1902 (há 111 anos). Criada pela Lei nº 11.902, de 5 de setembro de 1995, a Medalha foi entregue pela primeira vez em 1996.

Marcando o laço de irmandade entre Diamantina e a cidade tcheca de Trebon, recebeu a Medalha de Honra o encarregado de Negócios da Embaixada da República Tcheca no Brasil, Viktor Dolista. Trebon é terra natal de Jan Nepomuscky Kubitschek, bisavô materno de JK, e foi reconhecida como cidade irmã de Diamantina a partir desta quinta-feira (12).

As conversações para a formalização dos laços de irmandade entre as duas cidades começaram em 2012, quando o embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancarek, foi agraciado com a comenda. A proposta para o processo de irmanação surgiu no ano passado, quando o consultor de viagens Luiz Augusto Guadalupe, e o diretor da Casa Juscelino Kubitschek, Serafim Jardim, entraram em contato com a embaixada tcheca no Brasil e enviaram a ideia para o prefeito de Trebon. O objetivo da irmanação é uma maneira mais formal de manter intercâmbio cultural e econômico com a cidade natal de JK.

JK e os Moradores

Além de reverenciar Juscelino Kubistchek, este ano a cerimônia de entrega da medalha rendeu homenagens também aos filhos desconhecidos, mas não menos importantes da cidade. O fundo de palco da solenidade da Medalha JK teve o rosto do ex-presidente montado em forma de mosaico, onde foram utilizadas fotos dos quase 200 moradores de Diamantina.

As fotografias fazem parte do projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”, movimento de ocupação urbana que busca valorizar a identidade cultural e a memória como patrimônio diverso e individual de cada uma das cidades brasileiras. É uma criação do coletivo Nitro + Alicate, de Belo Horizonte, e surgiu em 2012. Tem como autores o jornalista Gustavo Nolasco, os fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o cineasta Alexandre Baxter.

Em Diamantina, a exposição será aberta oficialmente neste sábado (14), durante a exibição da Vesperata. Serão 30 fotos gigantes espalhadas por todas as sacadas onde os músicos se apresentam. Além de Diamantina, o projeto já aconteceu em Tiradentes, Paraty (RJ), Juiz de Fora, São João del-Rei e Ouro Preto. Neste ano, ainda estará em Campinas (SP) e Mariana. As etapas de São João del-Rei, Ouro Preto e Diamantina tiveram o patrocínio da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Semana JK

A entrega da medalha é um dos pontos altos da Semana JK, aberta no último domingo (8) com extensa programação cultural. A semana é realizada pela Casa de Juscelino, uma entidade sem fins lucrativos, com o apoio do Governo de Minas (Secretaria de Cultura e BDMG). Nesta quinta-feira (12), aconteceu a tradicional Vesperata Diamantinense, criada em 1997. A Vesperata ocorre na Rua da Quitanda, no Centro Histórico da cidade.