15h43min - 31 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia visita a sede da Copasa

Na ocasião, o governador conheceu o Centro de Operação de Sistemas e prestou homenagem ao primeiro presidente da Companhia

O governador Antonio Anastasia esteve, nesta sexta-feira (31), na sede da Copasa, em Belo Horizonte, quando visitou o Centro de Operação de Sistemas da Companhia, responsável por controlar as redes de distribuição de água de 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, durante 24 horas por dia.

A importância e o trabalho realizado pela Copasa foram destacados por Anastasia, durante pronunciamento. “Em todos os prêmios que temos no Brasil, em termos de saneamento, a Copasa tem sido campeã reiteradas vezes. Isso graças ao esforço de seus funcionários de altíssima qualificação. Programas como o Água da Gente, executado pela empresa, fazem a Copasa ter, neste momento, o maior conjunto de investimentos da sua história e vem melhorando, e muito, a qualidade do seu atendimento. A Copasa é um grande patrimônio do nosso Estado”, afirmou.

O centro de operações utiliza a mais moderna tecnologia. Os técnicos acompanham, online, todo o sistema de abastecimento da Região Metropolitana. São quase seis milhões de pessoas recebendo água por esse sistema. Foram investidos cerca de R$ 52 milhões para implantação do modelo de gestão informatizada iniciada em 2006.

Com esse sistema, quando há necessidade de uma parada na distribuição em uma área da RMBH, é possível evitar o desabastecimento, desviando a distribuição para a localidade onde o registro será fechado. Ele permite ainda monitorar e controlar o nível dos reservatórios, a qualidade da água e a pressão nas redes, além do acionamento à distância, para abrir e fechar válvulas e ligar e desligar bombas agilizando, assim, a operação e a supervisão das principais unidades operacionais

Resgate de memória

Durante a visita, Anastasia prestou homenagem a Eduardo Rios Neto. O primeiro presidente da Companhia passou a emprestar o nome à Sala do Conselho de Administração da empresa. Em 2013, a Copasa completou 50 anos de fundação.

Ao descerrar a foto do homenageado, o governador ressaltou a importância de Rios Neto para a Companhia. “O nosso objetivo é fazer um resgate da história, da memória e fazer um registro e uma homenagem extremamente meritória daquele que foi o primeiro presidente de uma empresa, que, hoje, é reconhecida em todo o Brasil e até internacionalmente. Certamente, o exemplo de Eduardo Rios Neto vai servir sempre com um norte, como uma bússola”, pontuou Anastasia.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões, agradeceu ao governador pela visita à empresa e lembrou a importância do ex-presidente. “Nada mais justo que nós déssemos a esse espaço o nome do nosso primeiro presidente, que foi de uma época em que fazer saneamento estava na cabeça de uns poucos abnegados e que associar saneamento às políticas sociais era algo impensável”, disse o executivo.

O filho do homenageado, o desembargador Fernando Rios Neto, do Tribunal Regional do Trabalho, agradeceu ao governador e à Copasa pela homenagem e pelo resgate da memória do primeiro presidente da Companhia.

Eduardo Rios Neto foi assessor dos prefeitos Américo Renê Giannetti e Celso Mello de Azevedo, na prefeitura de Belo Horizonte. Em 1961, com a posse de Magalhães Pinto, passou a integrar o Governo de Minas, participando da elaboração do Plano de Governo e da política de saneamento básico do Estado, que incluía a criação de uma companhia de saneamento. Em 1963, Eduardo Rios Neto assumiu a presidência Companhia, quando a empresa ainda era denominada Companhia Mineira de Água e Esgotos (Comag).

Também participaram da solenidade, o vice-presidente da Copasa, Elmiro Nascimento, o presidente do Conselho de Administração, João Antônio Fleury, familiares de Eduardo Rios Neto, além de funcionários da Companhia.