Minas por Região

Galeria de Fotos

18h22min - 27 de Maio de 2013 Atualizado em 11h23m

Após visita de Anastasia, empresa francesa anuncia expansão de suas atividades em Minas

Governador visitou, em Lille, na França, as instalações da Decathlon, empreendimento do segmento esportivo

Minas Gerais contará, em breve, com unidades da loja Decathlon, a principal marca da Oxylane, grupo francês que atua em toda a cadeia esportiva, desde a produção de equipamentos, venda e instituições de projetos sociais e esportivos. O governador Antonio Anastasia visitou, nesta segunda-feira (27) as instalações da empresa, em Lille, capital da Região de Nord-Pas de Calais, iniciando sua agenda oficial à França.

A empresa pretende instalar, até 2016, três grandes lojas somente em Belo Horizonte, além de outras pelo interior do Estado. Após apresentação dos números e projetos do grupo pelo diretor-geral da Oxylane, Yves Claude, o governador disse ter ficado impressionado com o tamanho e a força que a marca tem em vários países do mundo. “Percebo que a Oxylane, representada por uma das suas principais marcas, que é a Decathlon, tem grandes oportunidades de crescimento no Brasil e em Minas Gerais. Estamos dispostos a ajudar no que for preciso para que isso aconteça”, disse.

Antonio Anastasia, acompanhado dos secretários Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Magalhães (Secretaria Geral) e do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta, visitou as instalações da Decathlon, seu centro de produção, de testes dos produtos e de criação e inovação. Com quase 20 marcas, a Oxylane possui 663 lojas em 18 países e é líder na Europa em produtos esportivos. O grupo coloca no mercado 2.800 novos produtos a cada ano e, em 2012, produziu mais de 50 artefatos inéditos.

Para Yves Claude, o Brasil e Minas Gerais são grandes cenários de oportunidades. “Queremos investir mais no mercado brasileiro e estamos nos esforçando para isso”, destacou. Líder mundial no varejo esportivo desde 2007, a francesa Decathlon foi criada em 1976, em Lille. Já conta com 14 lojas no Brasil, em quatro Estados, além do centro de distribuição em São Paulo.

De acordo com Dorothea Werneck, a forma de atuação da rede do segmento de esportes interessa muito ao Estado. “Os investimentos da Decathlon, que é dedicada a tudo que diz respeito a esportes, são interessantes porque eles pretendem comprar no Estado o que eles utilizam, principalmente em sua rede de lojas. A empresa está com projeto de ampliar o número de lojas no Brasil e Minas está no foco. Eles já começaram seus primeiros contatos, por exemplo, em Nova Serrana, para a produção de tênis, além de Cláudio, onde estão olhando também a possibilidade de produtos, como pesos, importantes nas academias”, explicou a secretária.

Ela ainda enfatizou a disponibilidade em ajudar para que os investimentos da empresa sejam feitos no Estado. “Colocamo-nos à disposição para identificar potenciais fornecedores mineiros para a Decathlon. As encomendas podem permitir que a produção, hoje feita em Minas, se amplie. Isso é muito interessante porque eles apoiam o produtor local a desenvolver os produtos adequados para a sua rede de lojas. Estamos muito otimistas que essa possa ser uma nova área de atuação e o nosso papel é ajudá-los a identificar os produtores e, mais do que isso, ajudar aos produtores para que ampliem a sua produção”, completou a secretária.

Segundo o diretor regional da empresa no Brasil, Luís Canhameiro, além de abrir lojas em Minas Gerais, a Decathlon procura potenciais parceiros no Estado. “Temos uma grande vontade de chegar a Minas Gerais o mais rápido possível. Creio que no ano que vem vamos começar nossa expansão para o Estado. Queremos abrir diversas lojas em Minas Gerais, sobretudo na capital, Belo Horizonte, e depois expandir para o resto do interior do Estado. Queremos primeiramente abrir nossas lojas, seguindo nosso conceito de mais de 55 esportes debaixo do mesmo teto, poder testar os produtos, introduzir nossas marcas próprias, e, ao mesmo tempo, procuramos parceiros que possam produzir nossos produtos em Minas Gerais, mantendo uma parceria de longo prazo”, disse Luís Canhameiro.

Polo de competitividade tecnológica

O governador Antonio Anastasia também se encontrou, em Lille, com os diretores do Polo da I-Trans, Paul Terrien e da Cd2e, Christian Traisnel. O cluster competitivo I-Trans abriga os líderes industriais da pesquisa e educação relacionada ao sistema ferroviário, automotivo, logístico e sistemas de transportes inteligentes nas regiões de Nord-Pas de Calais e Picardy. Juntos, eles pretendem construir o reconhecimento internacional do Norte da França, como um único foco de excelência e inovação em transportes terrestres.

O I-Trans é um dos 16 polos de competitividade franceses reconhecido oficialmente pelo seu potencial com centros de investigação científica e know-how tecnológico de alcance mundial. O norte da França oferece excelente infraestrutura, incluindo uma densa rede ferroviária com as principais ligações intermunicipais e internacionais. Além disso, possui uma longa tradição no intercâmbio comercial e transfronteiriço.

Já o Polo de Criação e Desenvolvimento de Eco-Empresas (CD2E) reúne especialistas em meio ambiente e negócios dedicados a apoiar o setor ambiental no Norte da França e no exterior. Tem como objetivos cumprir programas específicos para os setores de energia renovável, eco-construção, reciclagem, tratamento de água, solos e sedimentos e facilitar o agrupamento de competências regionais e prestação de assistência especial e treinamentos técnicos para eco-empresas.

Minas Gerais, por meio dos polos de Excelência em Inovação Ambiental e Mineral e Metalúrgico, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), possui parceria com esse polo francês. Essa parceria resultou em duas missões econômicas a Minas Gerais e uma do Polo de Inovação Ambiental à França.

O polo participou do estande do CD2E como parceiro internacional durante a Environord, Feira Profissional de Soluções Ambientais com encontros internacionais B2B em ecotecnologias e Congresso Europeu de Ecotecnologias para o Futuro, realizada na cidade de Lille e organizada pelo CD2E. Como resultado dessas missões comerciais, existe um projeto de consórcio que envolve empresas de ambas as partes, que está em negociação.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato