14h50min - 29 de Julho de 2014 Atualizado em 14h51m

Cemig adquire parte da Petrobras no capital da Gasmig

O governador Alberto Pinto Coelho destacou que gasoduto Queluzito-Uberaba impulsionará o desenvolvimento dos municípios por onde passará

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) formalizou, nesta terça-feira (29/07), no Palácio Tiradentes, a compra da participação da Petrobras no capital da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). A solenidade marcou uma etapa importante para viabilizar a implantação do gasoduto que vai atender a planta de amônia que a Petrobras já esta construindo em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Na oportunidade, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, enfatizou o valor histórico da parceria entre Petrobras e Cemig e chamou a atenção para a relevância da assinatura do contrato firmado nessa terça-feira. Além de viabilizar a fábrica de amônia, destacou o governador, esta é uma etapa que terá impacto direto na realidade dos municípios mineiros.

“Vamos, por meio do gasoduto, trabalhar o desenvolvimento de todas as cidades que se encontram no percurso, com derivações do fornecimento de gás, da industrialização. O gás é um atrativo fundamental na decisão dos empresários para os seus empreendimentos, pelo custo e como alternativa energética”, apontou.

Por sua vez, o presidente da Cemig, Djalma Bastos Morais, reforçou o respeito e o reconhecimento mútuo advindos da parceria com a Petrobras. "A nossa parceria não acaba aqui. A empresa continuará sendo a fornecedora do gás para os consumidores do Estado de Minas Gerais e, graças a esses insumos e novos investimentos, vamos levar o gás a outras importantes regiões do Estado”, sinalizou.

Com a aquisição dos 40% da participação acionária que a Petrobras detinha, a Cemig passará a controlar 99,57% do capital da Gasmig. A Prefeitura de Belo Horizonte detém 0,43%.

Histórico

Há mais de uma década, o Governo de Minas vem fazendo gestões no sentido de implantar uma fábrica de amônia, em Uberaba. O empreendimento é importante para o Estado se consolidar como polo fornecedor de insumos e fertilizantes agrícolas. Entretanto, para viabilizar a fábrica, há necessidade de a região ter disponibilidade de gás natural.

Há seis anos, Cemig e Petrobras iniciaram negociações no sentido de suprir o município de Uberaba de gás natural. A primeira opção seria a construção de um gasoduto de transporte a partir de São Paulo até Uberaba. Após muitas negociações, essa opção não pode ser consolidada, tendo em vista entraves legais para a implantação do sistema, com a necessidade de aprovações de órgãos federais, entre eles, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Ibama e do Governo de São Paulo.

Há aproximadamente um ano, criou-se a alternativa de construção de um gasoduto de distribuição dentro da área do Estado de Minas Gerais. O novo projeto prevê a implantação desse sistema pela Gasmig a partir de Queluzito, na região central de Minas, até Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a perspectiva de expansão até Uberlândia. O gasoduto de distribuição da Gasmig está projetado para abranger 56 municípios mineiros, possibilitando que o gás natural chegue a importantes polos econômicos no seu trajeto. O sistema de distribuição de gás está orçado em cerca de R$ 2 bilhões.