17h25min - 31 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Coca-Cola anuncia investimento de R$ 130 milhões em Uberlândia

Projeto da Uberlândia Refrescos prevê triplicar a produção de bebidas da multinacional e a geração de cerca de 500 empregos

A Uberlândia Refrescos, única fabricante da Coca-Cola no interior de Minas, anunciou nesta quarta-feira (29), durante cerimônia na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, que começará, até abril, a construção de uma nova unidade industrial em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A empresa vai investir mais de R$ 130 milhões para a implantação de uma linha de engarrafamento de refrigerantes em embalagens retornáveis e outra de água mineral, em uma área de 10 mil metros quadrados.

Além da instalação de uma segunda fábrica em Uberlândia, com capacidade instalada para produzir o dobro da unidade atual, haverá também a construção de um centro de distribuição, em uma área de 17,5 mil metros quadrados. O projeto prevê a geração de cerca de 500 empregos diretos e indiretos.

Potencial de Minas

Atualmente, a Uberlândia Refrescos atende direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de consumidores e 20 mil clientes, empregando, diretamente, mais de 1.200 funcionários. Atua no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste do Estado.

O presidente da Uberlândia Refrescos, Alexandre Biagi, ressaltou a importância de cidades, como Uberlândia e Uberaba, dois importantes polos logísticos. “Acreditamos no potencial de Minas Gerais e, principalmente, da região onde nos instalamos. Por isso, pretendemos investir ainda mais. Este acordo entre o Estado e a Uberlândia Refrescos contribuirá para a expansão de nosso negócio e, com certeza, trará ainda mais benefícios para Minas Gerais”, afirmou.

Fazem parte da Uberlândia Refrescos uma fábrica engarrafadora em Uberlândia, escritórios em Araguari, Patrocínio, Prata, Monte Alegre, Tupaciguara e São Gotardo; unidades de negócio em Uberaba, Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e distribuidores autorizados em Paracatu, João Pinheiro, Monte Carmelo, Iturama e Frutal. Distribui produtos da marca Coca-Cola e Heineken Brasil no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e algumas cidades do Noroeste de Minas.

Investimento descentralizado

O governador Antonio Anastasia agradeceu a confiança do empresário. Ele ressaltou a importância de se agregar valor a produtos de Minas Gerais, já que um dos componentes da Coca-Cola é a cafeína, além de atender também um mercado consumidor em expansão no país.  “São empreendimentos importantes que geram emprego, descentralizam os investimentos e levam para as diversas regiões importantes projetos que são de suma relevância. Cumprimento a Uberlândia Refrescos por mais esse passo. Certamente, em 2014, teremos muitos anúncios positivos de grandes empresas vindo para Minas Gerais, porque, na realidade, estamos, agora, colhendo a semeadura de tantos anos de trabalho para a infraestrutura e para que o empreendedorismo se consolide no nosso Estado”,  disse.

Polo do setor de alimentos e bebidas

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, ressaltou que o projeto da Uberlândia Refrescos ajuda a consolidar Minas como polo da indústria de bebidas e alimentos. “Estamos consolidando Minas como um Estado para localizar estes segmentos do setor de alimentos e bebidas. Já tivemos um efeito super positivo no Brasil do aumento da classe média. Este salto já se consolidou, mas, ao mesmo tempo, observa-se uma sofisticação do consumo, com exigência de mais qualidade, produtos de marca e esta é uma grande oportunidade para a indústria, já que a expectativa é de que haja um crescimento contínuo de consumo nestes segmentos”, completou.