09h49min - 26 de Junho de 2013 Atualizado em 11h23m

Em reunião com movimentos populares, Anastasia reafirma apoio a manifestações pacíficas

Durante encontro no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, governador pediu empenho de todos para que o clima de paz e tranquilidade seja mantido

O governador Antonio Anastasia recebeu, na noite desta terça-feira (25), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, representantes do movimento do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014. Dez jovens, de diversos movimentos sociais, estiveram por cerca de três horas com o governador e se comprometeram colaborar e incentivar uma manifestação pacífica, sem agressões ou violações de limites nesta quarta-feira (26) em Belo Horizonte.

Por sua vez, o Governo de Minas se comprometeu a instalar apenas uma barreira física, nesta quarta-feira (26), para a partida entre Brasil e Uruguai,  sem a presença de militares no local originalmente previsto pela Polícia Militar, na Avenida Abrahão Caram. Assim, os policiais permanecerão com seu efetivo a uma distância mais considerável da Avenida Antonio Carlos, por onde os manifestantes deverão seguir.

Para o ato desta quarta-feira será criado uma comissão sintética de acompanhamento das manifestações composta por um membro mediador da própria manifestação escolhido pelo movimento e outro da Polícia Militar. Após a reunião, em entrevista coletiva, o governador mais uma vez defendeu o exercício da livre manifestação e a garantiu o empenho da Polícia Militar para segurança dos manifestantes.

“Eu gostaria, em primeiro lugar, de agradecer a presença dos integrantes dos movimentos sociais, cumprimenta-los pela serenidade da reunião, dizer, de fato, que nós conversamos muito sobre os vários aspectos. Em relação ao jogo de amanhã (quarta-feira), reitero aquilo que já tinha dito durante toda a semana passada: o poder público, o Estado de Minas Gerais, garante a livre manifestação pacífica. É nosso dever dar segurança aos manifestantes, a todas as pessoas e reiterar que a manifestação deva ocorrer de maneira pacífica, tranquila, serena”, afirmou.

Os representantes dos movimentos sociais também se manifestaram a favor da paz. “Somos parte do movimento e não respondemos pelo todo. Assumimos o compromisso de contribuir para que a manifestação seja pacífica. Esperamos do Governo do Estado que seja garantido o livre direito à manifestação e a segurança de todos os manifestantes”, afirmou Rafael Bitttencourt, um dos representantes dos movimentos sociais.

Além do consenso pela paz nas manifestações, ficou acordado na reunião que será aberta uma mesa de negociação com as pautas reivindicatórias deliberadas pela Assembleia Popular Horizontal, sendo indicado um representante para cada plataforma de reivindicação. Uma nova reunião com o governador e a mesma composição reunida nesta terça-feira será marcada para apresentação das pautas levantadas pela Assembleia Popular Horizontal.

“Outro tópico foi o desdobramento das diversas reivindicações, que são objeto hoje de uma discussão brasileira, não só no nosso Estado, mas em todos os Estados da Federação, que foi o objeto, inclusive, da reunião que tivemos ontem, em Brasília, com a senhora presidenta da República. Nós concordamos, em razão das pautas que serão identificadas pelo órgão deliberativo aqui em Belo Horizonte, fazer outra reunião para recebê-las e nos comprometermos a discuti-las”, disse o governador.

“Tentamos avançar, resolver, aprofundar os pontos, a melhorar a prestação dos serviços públicos, já que a maioria delas, naturalmente, versará sobre esse aspecto”, afirmou Anastasia, reiterando “a disposição permanente pelo diálogo, pela composição sempre, pela tentativa de negociação à exaustão, de maneira que todas as pessoas tenham não só sua cidadania garantida, mas possam manifestar de maneira sempre tranquila, serena e pacífica os seus direitos, as suas vontades e a sua opinião”.