Minas por Região

Galeria de Fotos

14h03min - 13 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Embaixadora dos EUA destaca fortalecimento da parceria com Minas Gerais

Durante audiência com Liliana Ayalde, Antonio Anastasia apresentou programas e ações do Governo do Estado que visam à internacionalização de Minas

O governador Antonio Anastasia recebeu nesta quinta-feira (13), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, comitiva de representantes do Governo dos Estados Unidos da América, liderada pela embaixadora Liliana Ayalde. Durante a audiência, que durou cerca de uma hora, eles conversaram sobre a instalação do novo consulado norte-americano em Belo Horizonte e sobre as relações comerciais entre Minas e os Estados Unidos. Anastasia e Liliana mostram interesse em intensificar ainda mais as relações econômicas e culturais entre os entes.

À embaixadora, que visita Minas pela primeira vez, Anastasia apresentou alguns programas e ações do Governo do Estado e o trabalho que tem sido feito para cada vez mais internacionalizar Minas Gerais. Anastasia também falou da parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e explicou que o Estado está aberto para receber investimentos estrangeiros que agreguem mais valor ao produto mineiro e possam gerar mais trabalho, renda, desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Minas e dos Estados Unidos.

Nesta tarde, Anastasia e Liliana participam da solenidade de assinatura do contrato de locação do prédio onde será instalado o Consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. A embaixadora disse acreditar que a instalação poderá aumentar ainda mais a relação em Minas e os norte-americanos.

Ao término da audiência, ela conversou rapidamente com a equipe da Agência Minas.

Embaixadora, o que foi discutido nessa reunião?

Bom dia. Eu estou muito contente de estar aqui, é a minha primeira visita no Estado de Minas Gerais. Só com a chegada já fiquei muito impressionada. Visitando o Palácio Tiradentes, tem a audiência com o senhor governador para reafirmar o nosso compromisso com o Estado. Nós, hoje, vamos firmar um acordo para, realmente, seguir adiante com o consulado em Belo Horizonte e para nós isso é símbolo da parceria que temos com o Estado em diferentes setores e que vai continuar e aumentar. Como disse o governador, vamos aprofundar nossas relações em todas as áreas, comerciais, culturais, acadêmicas, e essa é uma parceria que nós da Embaixada dos Estados Unidos estamos contentes e honrados em ter.

Essas relações culturais e comerciais elas podem aumentar a partir de agora?

Podem. Temos muitas ideias e queremos também responder às autoridades com as suas prioridades. Já estamos fazendo alguns programas, mas com a nossa presença e a plataforma de ter um consulado vai poder crescer ainda muito mais.

Qual a visão que os Estados Unidos têm hoje de Minas Gerais e o que pode acontecer daqui pra frente?

Vemos Minas Gerais como uma economia muito robusta e com um potencial tremendo para poder crescer ainda mais em termos da presença de empresas americanas, de investimentos americanos aqui e também de investimentos de empresas de Minas nos Estados Unidos. Mas também o turismo, de ambos. Dos Estados Unidos para Minas Gerais e também de Minas Gerais para Estados Unidos, aumentar o número de estudantes que vão aprender o inglês nos Estados Unidos e diferentes programas para aumentar a capacidade da língua inglesa. Enfim, muitas diferentes atividades que a nossa equipe vai estar trabalhando aqui muito forte.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato