17h25min - 31 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h23m

Estado entrega máquinas e cumpre compromisso com municípios mineiros

Com investimentos de R$ 13,23 milhões, os 60 veículos, entregues pelo governador nesta quinta-feira, fazem parte da primeira entrega do ProMunicípio Infraestrutura

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento em todo o Estado, o governador Antonio Anastasia entregou, nesta quinta-feira (31), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, as primeiras 60 máquinas adquiridas com recursos do ProMunicípio Infraestrutura a 42 municípios mineiros. O investimento do Governo de Minas foi de R$ 13,23 milhões.

Durante pronunciamento, Anastasia destacou que um dos principais objetivos do programa é fomentar o desenvolvimento nos municípios. “O ProMunicípio foi criado com a percepção das dificuldades que atravessam, hoje, os nossos municípios. Essas dificuldades não são privativas dos municípios, pois os estados federados brasileiros também, lamentavelmente, atravessam um quadro de dificuldade devido à absoluta concentração de recursos na esfera federal, que impõe mais de 70% daquilo que se arrecada para o governo federal, deixando os estados e municípios com a menor parcela”, afirmou o governador.

O maquinário será repassado às prefeituras sem ônus e inclui caminhões basculantes, pipa e para o transporte de lixo, além de motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras – dez unidades de cada modelo. Os veículos estão assegurados até a chegada ao município e a entrega das máquinas às prefeituras será feita pela empresa fornecedora dos veículos, diminuindo, assim, os custos de logística para os municípios.

Ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, Anastasia destacou o cumprimento do compromisso do Governo de Minas com os municípios. “Quando lançamos o ProMunicípio afirmamos que faríamos a entrega dos equipamentos de maneira simples, direta e rápida. Estamos fazendo essa entrega e faremos outras tantas descentralizadas por todo o Estado”, disse.

Ao receber as chaves de dois veículos para Capim Branco, o prefeito Romar Gonçalves Ribeiro, falou sobre a importância do programa para os municípios mineiros e sobre o compromisso assumido pelo Governo de Minas.  “Hoje, exatamente seis meses e 20 dias após o anúncio, chega aos nossos municípios, de acordo com a adesão de cada um ao programa, os equipamentos, máquinas e veículos, sem nenhuma burocracia e com muita rapidez e eficiência. Mais uma vez, o Governo de Minas se mostra extremamente competente e eficiente na realização e concretização deste programa que só vem a somar para o crescimento dos municípios mineiros, melhorar a qualidade de vida das pessoas no atendimento ao serviço público que tanto nos é cobrado no dia a dia. Quero externar o nosso agradecimento e nossa confiança ao governador, homem que tem espírito municipalista”, destacou Romar.

O prefeito de Medeiros, Manoel Bahia, falou sobre o programa e sobre o valor da chegada dos novos veículos aos municípios contemplados. Medeiros, localizado no Centro-Oeste do Estado, foi contemplado com um caminhão- pipa. “Para nós, esse caminhão vai ser de uma importância muito grande, uma vez que no período da seca a gente não tem condições de trabalhar nas nossas estradas. Realmente, o caminhão chega na hora certa para que a gente possa recuperar as nossas estradas antes do período das águas. O ProMunicípio foi uma das inovações do governo Anastasia que vem em auxílio, principalmente dos pequenos municípios, já que passam dificuldades muito grandes. Se não fosse o ProMunicípio não teríamos condições de adquirir essas máquinas que estamos recebendo”, afirmou o prefeito.

Já foram assinados, ao longo deste ano, pelo governador Antonio Anastasia, pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho e pelo secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, 450 convênios para obras, beneficiando 408 municípios. O total de investimentos desses convênios chega a R$ 157,86 milhões. Todos eles contemplam obras de infraestrutura viária (calçamento e pavimentação de vias e melhorias de estradas vicinais), além do repasse de recursos para compra de máquinas, equipamentos rodoviários e veículos.

O programa

O ProMunicípio visa fomentar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários e veículos. Estão sendo investidos mais de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 420 milhões destinados para a área de infraestrutura – obras (R$ 260 milhões) e equipamentos (R$ 160 milhões).

Para participar do programa nas ações relacionadas a essa área, destinado àqueles municípios com população de até 100 mil habitantes, é necessária adesão por parte da prefeitura. Os repasses variam de R$ 350 mil a R$ 1,5 milhão, de acordo com o número de habitantes. Dentro da faixa, o município pode optar por receber equipamento ou veículo (doado pelo Estado) ou celebrar convênio para realização de obra. Também pode optar pelos dois.

Também participaram da solenidade, os secretários de Estado Danilo de Castro (Governo), Carlos Melles (Transporte e Obras Públicas), Cássio Soares (Desenvolvimento Social), Gil Pereira (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas), Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana) e Wander Borges (Regularização Fundiária), o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Martins, além de parlamentares estaduais e federais e prefeitos dos municípios beneficiados com novos maquinários.

Clique aqui e confira a lista dos municípios contemplados com os veículos entregues nesta quinta-feira. (Arquivo em PDF)