16h27min - 31 de Julho de 2015 Atualizado em 16h30m

Fernando Pimentel assina despacho para reinício das obras na sede do Hemominas de São João del-Rei

Governador anunciou reforma durante lançamento do sétimo Fórum Regional de Governo no Território Vertentes. A previsão é que a reforma seja concluída em seis meses

Durante o lançamento do sétimo Fórum Regional de Governo no Território Vertentes, em São João del-Rei, nesta sexta-feira (31/7), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou despacho governamental para reinício das obras de reforma do núcleo doHemominas no município. O prédio a ser reformado vai abrigar a unidade até a construção da sede definitiva, uma demanda antiga da região.

A previsão é que a reforma seja concluída em seis meses. Inaugurado em 1992, o núcleo presta assistência hemoterápica e hematológica na regional e necessita de reforma de melhoramento de sua infraestrutura. A reforma havia sido interrompida em outubro do ano passado.

A empresa que irá executar os trabalhos já está contratada e a intervenção terá custo de R$ 312,5 mil, sendo R$ 250 mil do Ministério da Saúde e o restante da contrapartida do governo mineiro.

Os projetos executivos para a construção da nova sede do Hemonúcleo de São João del-Rei já estão sendo elaborados.  A obra está orçada em R$ 3,6 milhões, sendo R$ 3,3 milhões do Ministério da Saúde e o restante do Executivo estadual.

Pimentel lembrou em discurso que, nestes primeiros meses de administração, determinou a retomada de centenas de obras que haviam sido paralisadas em gestões anteriores. “Nós já fizemos muitas coisas nesses sete meses de governo. Retomamos as 700 obras paradas e conseguimos pagar as faturas atrasadas desde agosto do ano passado. Já pagamos cerca de 90%. Mas acho que a maior mudança não é retomar obra. A grande mudança do nosso governo tem a ver com isso que estamos fazendo aqui. É uma mudança de atitude”, afirmou, referindo-se à nova forma de administrar o Estado, em diálogo e parceria com a população por meio dos fóruns regionais.

Outro anúncio do governador foi o reinício das intervenções em estradas da região. “Aqui na região tem uma (estrada) que está com problema, Jeceaba. Mas a outra, de Carandaí, vamos retomar. A de São Brás do Suaçuí a Jeceaba está com problema de licenciamento ambiental. Nós vamos resolver esse mês”, garantiu, citando ainda outras conquistas do governo nos sete primeiros meses de administração, como o acordo com os professores para pagamento do Piso Nacional da categoria e a liberação de licenciamentos parados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

“São 2.600 processos de licenciamento parados na Secretaria de Meio Ambiente. Nós estamos fazendo um mutirão. Vamos ter de mexer na legislação para simplificar e agilizar os procedimentos, porque não tem cabimento isso, projetos importantes, investimentos de bilhões de reais que podiam já estar funcionando em Minas Gerais, estão parados porque não deram conta de fazer o licenciamento. Mas estamos, aos poucos, começando a resolver”, finalizou o governador.

O Território de Desenvolvimento Vertentes é integrado por 50 municípios, dividido em três microterritórios: Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.