Minas por Região

Galeria de Fotos

16h29min - 06 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Festival de Tiradentes é aberto oficialmente com evento na capital paulista

Jantar para patrocinadores e personalidades aconteceu em São Paulo e contou com a presença do governador Anastasia

Depois de uma longa expedição pelo Brasil, passando por Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes foi oficialmente aberto em um jantar no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nessa segunda-feira (5). O governador Antonio Anastasia esteve presente no evento e destacou o papel relevante que Minas Gerais tem tido no Brasil na gastronomia e o esforço do Governo do Estado para, cada vez mais, agregar valor à já famosa culinária mineira.

“Em Minas Gerais, nós fizemos um grande esforço ao longo dos últimos anos para dar a dimensão e a difusão ao valor gastronômico do Estado que culminou, este ano, com o convite que recebemos para que Minas Gerais representasse o Brasil no festival Madrid Fusión, considerado o grande evento internacional da gastronomia. Não há dúvida nenhuma que, ao juntar a gastronomia com a nossa hospitalidade nós estamos dando ainda mais valor à nossa cultura e também à nossa economia”, afirmou o governador.

Para Anastasia, Minas Gerais e São Paulo reúnem laços históricos e culturais importantes, formadores, inclusive, da culinária mineira. “Se formos buscar as raízes da gastronomia mineira, ouso dizer que ela partiu daqui, exatamente daqueles que dão nome a esse palácio, os bandeirantes que desbravaram Minas Gerais e com suas tropas levaram os primeiros elementos e ingredientes que fizeram a nossa culinária. Minas e São Paulo são irmãos siameses na Federação Brasileira”, lembrou Anastasia.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anfitrião de personalidades do mundo da cultura e da gastronomia no Palácio dos Bandeirantes, destacou o papel de Minas Gerais na culinária brasileira. “Os paulistas vão me perdoar, mas a cozinha mineira é imbatível”, brincou, arrancando risos dos cerca de 80 convidados do Festival. “O pão de queijo e o café de Minas, o queijo de Minas, o tutu à mineira... E Tiradentes tem um clima todo especial. A gastronomia promove o turismo, a amizade, gera emprego. A minha avó dizia que na mesa não se envelhece. Quero dizer da alegria em recebê-los, sejam bem vindo”, afirmou Alckmin.

O senador mineiro Aécio Neves, presente no evento, também destacou a importância econômica da gastronomia. “É também uma fonte de receitas, de empregos, um instrumento de desenvolvimento econômico e social extremamente importante”, lembrou.

O Festival

Entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, a 16ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes vai ocupar praticamente todo o Centro Histórico da cidade, incluindo pousadas e dezenas de restaurantes, numa verdadeira celebração da gastronomia. O evento já tradicional do calendário dos mineiros reúne turistas de todo o Brasil e de diversos países. Além dos mais de 40 estabelecimentos parceiros do evento, oito restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte serão montados no Largo das Forras e no Largo da Rodoviária. A programação gratuita inclui cerca de 60 palestras, debates, cursos, workshops e degustações, além 84 apresentações artísticas. A expectativa é que 35 mil pessoas, entre moradores e turistas, participem das atividades.

O diretor geral do Festival de Tiradentes, Rodrigo Ferraz, mostrou como o evento vem trazendo benefícios também para a população da cidade da região Central do Estado. “Desde o ano retrasado, nós temos feito um grande trabalho na cidade, desde investimentos no setor viário, até a construção de hortas comunitárias, são várias ações. Tiradentes, hoje, é uma grande referência gastronômica do país. Nos últimos 10 anos, o PIB da cidade cresceu 300%.  Cinquenta por cento do PIB da cidade hoje é representado pelos restaurantes e pelas pousadas”, afirmou, mostrando com números como a gastronomia pode, de fato, mudar a realidade local.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato