14h40min - 10 de Maio de 2013 Atualizado em 11h23m

Governador Anastasia assina ordem de início de obras na estrada entre Pitangui e Papagaios

Trecho na região Central faz parte do programa Caminhos de Minas e receberá investimentos de R$ 31 milhões do Governo do Estado

O Caminhos de Minas, maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, chega à região Central do Estado. O governador Antonio Anastasia assinou, nesta sexta-feira (10), ordem de início para obras de pavimentação da estrada entre o entroncamento com a BR-352, em Pitangui, e a cidade de Papagaios, com investimento de R$ 31 milhões para o asfaltamento do trecho de 30,9 quilômetros. O valor inclui ainda a construção de uma ponte, material betuminoso e possíveis desapropriações, entre outros serviços.

Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia lembrou ser a obra uma reivindicação histórica da região e que estará pronta até o fim do ano que vem.

“É uma obra reivindicada há quase 300 anos, que é o tempo da história e da vida de Pitangui. Estamos atendendo à solicitação da comunidade, dos nossos deputados, dos prefeitos. A obra já se inicia amanhã (sábado), com os recursos em caixa. São R$ 31 milhões para esses 30 quilômetros e eu quero vê-la pronta até o final do ano que vem”, afirmou.

O Caminhos de Minas tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. A região Central será contemplada com 12 obras do programa, totalizando 364,3 quilômetros de novas rodovias.

Mais desenvolvimento

Em seu pronunciamento, o prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, agradeceu a presença de Antonio Anastasia e listou algumas ações que estão sendo realizadas pelo Governo de Minas na cidade, como a implantação do Farmácia de Minas e do UaiTec (curso a distância), reforma de posto de saúde, aquisição de ônibus escolares e viaturas policiais, além de construção de quadra poliesportiva. Marcílio Valadares afirmou que a obra do Caminhos de Minas vai gerar mais desenvolvimento para a região de Pitangui.

“Esta obra não irá somente unir cidades e pequenos povoados. Ela também irá melhorar a estrutura local, possibilitando o escoamento da nossa produção, reduzindo os custos de transporte da nossa classe produtora de toda região. Graças à sua sensibilidade de homem público, Pitangui volta aos seus bons tempos, sendo contemplada com grandes obras”, afirmou.

Título de Cidadão Honorário

Em sua passagem pela cidade, o governador Anastasia recebeu ainda o título de cidadão honorário, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Pitangui, vereador Célio de Oliveira Campos, o Célio Leiteiro. A concessão da homenagem foi feita em razão dos relevantes serviços prestados ao Estado e a aprovação da proposição foi unânime entre os nove vereadores. O presidente da Câmara Municipal agradeceu os investimentos realizados em Pitangui nos últimos anos.

“É uma honra agraciar aquele que considero ser um dos maiores homens públicos da política brasileira. Honesto, empreendedor e extremamente preocupado com a melhoria dos municípios do interior de nosso Estado. No próximo dia 9 de junho, Pitangui completa 298 anos. Ouso afirmar que o asfaltamento dessa estrada é um dos maiores, senão o maior presente para o nosso município em toda a sua história”, disse.

Em agradecimento à homenagem, Antonio Anastasia afirmou estar envaidecido e muito honrado com a iniciativa da Câmara Municipal, da “sétima e histórica vila do ouro de Minas Gerais”. “Pitangui não é simplesmente um dos 853 municípios de Minas Gerais. Ao contrário, aqui as paredes, as pedras, as árvores respiram história e tradição”, complementou.

Plantio de Pau Brasil

Antes do deslocamento para a Praça Plínio Malaquias, no centro de Pitangui, local da cerimônia de assinatura das obras do Caminhos de Minas, o governador Anastasia plantou, com a ajuda do aluno Igor Vasconcelos Faria e do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana, uma muda de Pau Brasil. O plantio foi no terreno do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac), Fazenda Experimental de Pitangui (Fepi). Antonio Anastasia também posou para foto com os alunos, recebeu uma camiseta e um kit de produtos elaborados na própria instituição.

“Estamos diante de um belíssimo projeto, que representa uma grande vitória do nosso Estado. Vou dar só um dado. O PIB do agronegócio mineiro, em 2003, equivalia a 9% do PIB do Brasil. Hoje, são quase 14%. Isso é fruto do esforço de vocês, da Epamig, da Emater, dos nossos empresários rurais. Queria agradecer muito a cada um. O futuro do Brasil, da nossa agropecuária e do nosso desenvolvimento está nas mãos de vocês e nós confiamos muito”, disse, ao se dirigir aos alunos, que retribuíram cantando “Parabéns” para o governador de Minas, que fez aniversário na quinta-feira (09/05).

Única escola técnica agropecuária vinculada ao Governo de Minas, a instituição foi fundada em 1990. O Itac é uma unidade de ensino que habilita técnicos em agropecuária em nível médio e pós-médio. Funciona em regime de internato, no sistema escola-fazenda, onde cerca de 160 alunos alternam aulas teóricas com atividades práticas, nos diversos setores da agropecuária.