10h48min - 10 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Governador Anastasia ressalta importância do trabalho coletivo a favor do meio ambiente

Durante entrega do IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza, foi assinado acordo de cooperação para implementação do Cadastro Ambiental Rural

O governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa segunda-feira (9), no Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega do IV Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. A premiação reconhece e destaca as principais atitudes, projetos e atividades socioambientais desenvolvidas por pessoas e empresas privadas e públicas, que contribuem para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das populações.

Anastasia destacou a importância do desenvolvimento sustentável e reiterou que toda a sociedade deve se unir cada vez mais na luta pelas questões ambientais. “É uma luta pela sustentabilidade, pelo desenvolvimento sim, mas também por um desenvolvimento dentro de parâmetros de qualidade de vida, do meio ambiente, e esse prêmio reflete exatamente isso, em homenagem à memória do professor Hugo Werneck de tal modo que personalidades, empresas e entidades sejam reconhecidas por esse trabalho, que deve ser cada vez mais coletivo e deve estar presente na consciência de todo cidadão”, ressaltou o governador.

Durante a solenidade, foi assinado acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O CAR é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, feito junto ao órgão ambiental competente. Ele é obrigatório para todos os imóveis rurais e busca integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

“O Cadastro vai permitir a segurança jurídica aos produtores rurais, ao mesmo tempo em que vai garantir a implementação das legislações federal e estadual e do Código Florestal. Ele vai definir o tamanho e as características de cada propriedade e determinar, dentro de cada propriedade, qual é a reserva legal, o tipo de exploração que pode ser feita, o tamanho da proteção que deve ser dada”, disse Anastasia.

Homenagem

Na cerimônia, o governador Antonio Anastasia recebeu uma placa oferecida por ecologistas em homenagem ao trabalho feito a favor do meio ambiente em Minas Gerais. Também participaram da solenidade a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, secretários de Estado e parlamentares, entre outras autoridades.