Minas por Região

Galeria de Fotos

18h15min - 20 de Janeiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Governador Anastasia visita pavilhão do Expominas atingido por incêndio

Laudo técnico da perícia avaliará os danos. Serão definidos prazos para reconstituição do teto e recursos a serem utilizados, que serão arcados pela seguradora

O governador Antonio Anastasia esteve, neste sábado (18/01), no Expominas, onde vistoriou a área atingida por um incêndio no início da tarde de sexta-feira (17). O fogo danificou parte do teto da Arena Multiuso e as chamas foram controladas em pouco mais de duas horas pelo Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas.

Durante entrevista, o governador ressaltou o excelente trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros e as condições de segurança do Centro de Exposições e Feiras. "Em primeiro lugar, quero fazer um registro de cumprimento ao Corpo de Bombeiros do Estado pela sua pronta ação. Tivemos, aqui, um incêndio que foi grande, mas, felizmente, sem nenhuma vítima. Esse é o ponto mais importante. Além disso, toda estrutura de segurança do Expominas contra incêndio funcionou prontamente. O Expominas tem seguro completo, está com alvará em dia, ou seja, em toda essa parte, felizmente, estamos em perfeita ordem", disse.

A área atingida representa cerca de 7% de todo o complexo e 10% do espaço de locação. A Polícia Civil já iniciou o processo de perícia técnica para a identificação da origem das chamas.

"Aconteceu um fato, que vamos apurar através da perícia, identificar, no prazo do laudo, quais são as origens e desdobramentos. Agora, percebemos que os danos se limitaram ao telhado. A parte interna do pavilhão não sofreu praticamente nada, e acabo de perceber que nem a madeira sofreu qualquer tipo de queimadura. Os vidros não se romperam. Então, na verdade, houve uma concentração do fogo no teto, não sou especialista no assunto, mas pude verificar isso. Há uma informação preliminar, que vai ser confirmada por laudos, que não há comprometimento, nem mesmo na estrutura do teto, que poderá ser revestida. Mas tudo isso será objeto de estudos extremamente bem feitos que a Codemig vai solicitar", explicou o governador.

Antonio Anastasia ainda destacou que mesmo durante a realização das avaliações e da perícia, os demais pavilhões do Expominas funcionarão normalmente. "Lamentamos o ocorrido, mas dentro do aconteceu reitero que não tivemos vítima, todo sistema de proteção funcionou corretamente, como era esperado, e agora vamos corrigir o que foi destruído e o seguro vai arcar com todos os custos", finalizou.

O secretário de Estado de Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, enfatizou que o ocorrido não compromete os eventos relacionados à Copa do Mundo marcados para acontecer no Expominas. "Ontem recebi uma análise prévia do Corpo de Bombeiros tranquilizando em relação à estrutura que será utilizada para a realização da Fan Fest, nos pavilhões maiores. E, agora, vendo in loco, a gente fica muito tranquilo em relação aos eventos da Copa do Mundo planejados para serem realizados no Expominas", ponderou o secretário.

O governador esteve no Expominas acompanhado dos presidentes da Codemig, Osvaldo Borges, e da Prominas, Tancredo Augusto Neves, e do comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Gualberto, que esteve à frente da operação de controle do incêndio, além de outros técnicos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato