15h30min - 15 de Setembro de 2014 Atualizado em 15h33m

Governador libera investimentos nas áreas de saúde, saneamento e infraestrutura em Divinópolis

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância dos aportes e as melhorias que as intervenções vão garantir para a região Centro-Oeste de Minas

O governador Alberto Pinto Coelho autorizou, nesta segunda-feira (15/09), investimentos nas áreas de saúde, saneamento e infraestrutura em Divinópolis e região. Durante visita àquela cidade do Centro-Oeste mineiro, o governador assinou despacho governamental autorizando a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a publicar edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema de Esgotamento Sanitário do município e anunciou a liberação de recursos para a conclusão do Hospital Regional de Divinópolis e investimentos na MG-050, que serve ao município e liga Belo Horizonte ou sudoeste do Estado.

Em seu pronunciamento, Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância dos investimentos e as melhorias que as intervenções vão garantir para Divinópolis e região. “O que estamos celebrando aqui, hoje, é fruto de um trabalho construído ao longo do tempo coroado, neste momento, com investimentos de tamanha importância, que vão mudar a realidade de Divinópolis e de toda a região”, disse.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, comemorou os anúncios feitos e ressaltou que a realidade do município será transformada com as melhorias. “Temos, aqui em Divinópolis, importantes projetos estruturantes locais e regionais, dos quais hoje o Governo do Estado nos permite chegar a uma nova fase. A duplicação da MG-050 é uma questão de desenvolvimento, o Hospital Regional é uma estrutura complexa e de última geração, a Estação de Tratamento de Esgoto vai representar um investimento recorde na área ambiental aqui na região. Todo este trabalho é feito buscando com que as futuras gerações de divinopolitanos tenham uma vida mais feliz e saudável”, reiterou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) já está em fase de teste o sistema de videomonitoramento (Olho Vivo), em Divinópolis. O serviço contará com 32 câmeras e a previsão é de que entre em funcionamento definitivo em outubro. “A questão da segurança pública é multicausal e o crime precisa ser combatido em várias frentes. Essa é uma grande preocupação do Governo do Estado”, destacou.

Também participaram da solenidade de anúncio dos investimentos, realizada na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (Amvi), os secretários José Geraldo Prado, de Saúde, e Fabrício Torres, de Transportes e Obras Públicas, e o presidente da Copasa, Ricardo Simões, o chefe do Gabinete Militar do governador, coronel Alex Melo, o presidente da Amvi e prefeito de Pedra do Indaiá, Claúdio Gonçalves, diversos prefeitos da região, entre outras autoridades.

Sistema de Esgotamento Sanitário

O objetivo da PPP da qual a Copasa lançará o edital de licitação ainda nesta semana é a concessão administrativa para ampliação e operação parcial do sistema de esgotamento sanitário de Divinópolis, pelo prazo de 26 anos. A PPP inclui serviços de interceptação, transporte, tratamento e implantação das estações de tratamento das bacias dos rios Itapecerica e Ermita, permitindo tratar 90% dos esgotos coletados que, somados aos 10% da Estação de Tratamento existente da bacia do Pará, possibilitará à cidade de Divinópolis contar com 100% de esgoto tratado.

Os investimentos a serem realizados durante a concessão envolvem obras civis, equipamentos, projetos e custos de gerenciamento, no montante de cerca de R$ 240 milhões. O projeto prevê 74 quilômetros de linhas interceptoras de esgotos, 19 estações elevatórias de esgotos, estação de tratamento de esgoto do sistema Itapecerica, ampliação da ETE do sistema Pará, ETE do sistema Ermida, entre outras ações.

Hospital Regional de Divinópolis

O Governo de Minas vai destinar R$ 8 milhões para as obras de conclusão da unidade de saúde. Os recursos, originados do Tesouro Estadual, serão liberados em duas parcelas de R$ 4 milhões. O objetivo é a conclusão do Hospital Regional até julho de 2015. Ao todo, a unidade de saúde, que já está com 80% das obras concluídas, conta com investimentos de cerca de R$ 100 milhões, sendo aproximadamente R$ 80 milhões do Estado e R$ 20 milhões da prefeitura.

Quando concluído, o hospital terá capacidade para fazer atendimento de urgência, emergência, cirurgias de média e alta complexidade e partos de alto risco. A unidade irá atender a 55 municípios, com população estimada em 1,2 milhão de habitantes. A primeira fase da unidade prevê 210 leitos, sendo 134 de internação, 20 de UTI adulto e dez de UTI neonatal, porém o hospital tem capacidade de expansão para até 500 leitos.

Duplicação e melhorias na MG-050

Com investimentos previstos de R$ 285 milhões, o Governo de Minas está realizando o processo de licitação para as obras de duplicação da rodovia MG-050, entre Divinópolis e Itaúna, contemplando uma extensão de 37 quilômetros. As obras serão executadas pelo Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) e, após sua conclusão a cidade de Divinópolis estará ligada a Belo Horizonte por uma via em pista dupla em seu percurso total.

A MG-050, que é a primeira concessão rodoviária por PPP do Brasil, já passou por diversas intervenções entre elas a implantação de terceira faixa em 55 quilômetros, a construção de pista dupla em 21,5 quilômetros, a realização de correções e melhorias de curvas em dez quilômetros, a primeira parte da duplicação da travessia Divinópolis, entre outras ações. Além disso, a rodovia está com obras sendo executadas em cerca de 70 quilômetros de sua extensão e têm intervenções previstas nos municípios de Formiga, Piumhí, Passos, Itaú de Minas, Divinópolis e São Sebastião do Paraíso.