15h13min - 13 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h13m

Governador ressalta importância do barroco mineiro durante entrega de medalha

Alberto Pinto Coelho disse que é fundamental que todos conheçam as riquezas do Barroco Mineiro na solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito Legislativo

Ao participar da entrega da comenda da Ordem do Mérito Legislativo, cujo tema deste ano é “200 anos de morte de Aleijadinho: o Barroco é para sempre”, o governador Alberto Pinto Coelho falou da importância da preservação do patrimônio histórico de Minas Gerais. Para ele, é fundamental que todos conheçam as riquezas do Barroco Mineiro.

“Em boa hora, a Assembleia Legislativa faz de maneira legítima, porque é a casa do povo, reacender os valores maiores da sociedade mineira. Preservar a memória cultural de Minas é valorizar a nossa história”, disse Alberto Pinto Coelho. Minas Gerais detêm o mais valioso acervo barroco do Brasil. Cerca de 60% do patrimônio cultural tombado do país se encontra no Estado.

Pesquisadora do barroco brasileiro especializada em arte sacra, a empresária Angela Gutierrez foi a oradora oficial do evento. A empreendedora saudou a Assembleia Legislativa pela escolha do tema, pois resgata a memória cultural de Minas Gerais. “É importante ressaltar que o barroco mineiro se destacou graças às suas singularidades em relação ao barroco europeu. Recriado por Aleijadinho se transformou em um modelo de perfeição que encanta e emociona”, disse Gutierrez.

Aleijadinho

O Dia do Barroco Mineiro e o ano do bicentenário de Aleijadinho foram criados pela Lei 20.470, de 2012. A legislação prevê que, anualmente, em 18 de novembro (data de falecimento do artista), sejam realizadas no Estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao Barroco Mineiro, à obra de Aleijadinho e aos demais expoentes desse estilo.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 26 de junho de 1737. Ele morreu em 18 de novembro de 1814 e foi sepultado no interior da Igreja Matriz de Antônio Dias, em Ouro Preto. Entre suas obras primas estão os púlpitos, retábulo e portada da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto); púlpitos, coro, altares colaterais e imagens sacras para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Sabará); púlpitos, retábulo e imagens sacras para a Igreja da Fazenda Jaguara (Matozinhos); e as imagens dos 12 profetas e os Passos da Paixão (Congonhas), estes últimos reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Medalha

Realizada no Expominas, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Legislativo homenageou 249 personalidades. Além da medalha, os agraciados receberam diplomas assinados pelo presidente da Assembleia, deputado Diniz Pinheiro. Para o deputado, a obra de Aleijadinho deve servir de exemplo para os mineiros. “Todos que estão sendo agraciados devem ter uma atitude pública pautada no ser e na dignidade, como foi Aleijadinho”, disse o parlamentar.

Criada em abril de 1982, a comenda é dedicada a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se tornado merecedoras do reconhecimento do Legislativo mineiro em função de seus serviços ou méritos excepcionais. A Ordem do Mérito Legislativo é concedida nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. A cantora Titane encerrou a solenidade com uma apresentação musical.