Minas por Região

Galeria de Fotos

18h05min - 12 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas abre consulta pública da PPP para implantação do Expominas II

Objetivo do projeto é dotar Belo Horizonte de um espaço moderno e dinâmico capaz de receber grandes eventos

O governador Antonio Anastasia e o vice-governador Alberto Pinto Coelho lançaram, nesta quarta-feira (12/02), na Cidade Administrativa, consulta pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para implantação do Expominas II. Com o processo, o Governo de Minas pretende dotar a capital do Estado de um espaço moderno e dinâmico, capaz de receber grandes eventos corporativos e fomentar o turismo de negócios, após a realização da Copa do Mundo de 2014. 

A partir desta quinta-feira (13/02), os interessados poderão apresentar propostas e discutir o empreendimento, por meio do site www.ppp.mg.gov.br. A consulta ficará disponível durante 45 dias. A expectativa é que os documentos finais para licitação do projeto estejam concluídos e a licitação seja lançada em maio deste ano. O empreendimento será implantado no espaço ocupado pelo Parque de Exposições Bolivar de Andrade.

Antonio Anastasia destacou a importância do projeto para a capital e para o Estado. “Vai ser um parque ao mesmo tempo agropecuário e para receber eventos e exposições. Nós teremos, dentro de dois anos, um equipamento que vai acolher bem o legado da Copa e mais uma vez materializar a vocação de Belo Horizonte para o turismo de negócios. Estamos muito otimistas. A consulta pública vai aperfeiçoar esse modelo que está sendo apresentado pelo Estado, e tenho certeza que vamos ter interessados e as obras devem começar ainda esse ano porque o edital está previsto para maio”, afirmou o governador.

Responsável por conduzir o processo para viabilização da PPP do Expominas II, o vice-governador Alberto Pinto Coelho falou sobre a iniciativa. “Esse processo foi pautado pela vocação de Minas Gerais para o agronegócio, para recepcionar aqui eventos de âmbito nacional e, mais do que isso, potencializar outra vocação que é a de turismo de negócios da nossa capital. Com o novo espaço ganha a nossa capital, o nosso Estado e aqueles que querem empreender”, disse.

Projeto inovador

A iniciativa é fruto de uma ação conjunta entre a Vice-governadoria, secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Turismo e Esportes (Setes) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A PPP prevê a operação e manutenção dos equipamentos obrigatórios e dos facultativos do local, durante 30 anos.

O vencedor da licitação deverá construir e operar um estacionamento, um auditório, com 4 mil assentos, capacidade para 6 mil pessoas e isolamento acústico; além de um Parque de Exposições, com conceito multiuso. O investimento inicial previsto para o empreendedor está em torno de R$ 400 milhões, a ser aplicado em 24 meses, que é o prazo estabelecido pelo  cronograma de desembolsos considerando que todos os equipamentos serão construídos simultaneamente nesse prazo.

O coordenador da Unidade de PPP do Governo de Minas, Marcos Siqueira, apresentou o projeto, destacando que ele alcança três grandes benefícios para a sociedade. O primeiro é dispor um espaço moderno, preparado para o agronegócio do século XXI. O segundo objetivo estar integrado ao atual Expominas e ao Parque de Exposições, consolidando um dos maiores centros de eventos da América Latina. O terceiro é a redução de gastos por parte do Governo.

Mais moderno

Pela proposta, o auditório terá capacidade mínima para 4 mil pessoas, com apoio de estrutura moderna e confortável. O segundo item obrigatório é o Parque de Exposições Multiuso e Agropecuárias, uma reformulação do espaço conhecido como “Parque da Gameleira”.

A modernização inclui novos itens, como alojamentos, pistas de desfile e provas, que poderão abrigar leilões de animais durante todo o ano. Terá ainda uma área para exposições, que poderá ser utilizada por diversos segmentos. O Expominas II será sediado na Zona Oeste, a 6 km do centro de Belo Horizonte, num espaço próximo a importantes vias que facilitam o acesso a outras regiões do Estado e país.

Programa de PPP

O Programa de Parceria Público-Privada, desenvolvido pela Unidade PPP, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, instituiu as bases para modernização da gestão de infraestrutura econômica e social, a partir do envolvimento do setor privado. Minas é o Estado com o maior número de contratos de PPP em execução e foi reconhecido em 2012, pela revista World Finance, como o melhor programa de PPP do mundo.

Os contratos de PPP elaborados em Minas também foram classificados entre os melhores exemplos de boas-práticas de financiamentos de PPP na América Latina pelo Banco Mundial, listados no guia “Como envolver o setor privado nas PPPs em mercados emergentes”. Atualmente, existem quatro projetos concluídos, o da Rodovia MG-050, Complexo Penal, UAI, Mineirão, e outros sendo viabilizados. O programa é considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável e baseia-se no princípio da boa governança e do melhor uso dos recursos públicos.

Parque da Gameleira

Com uma área de 92 mil metros quadrados, o Parque Bolívar de Andrade foi inaugurado em junho de 1938. Na época, contava 30 pavilhões para animais, arquibancadas e tribuna, prédio da administração, pista de desfile, currais de embarque e outras instalações. Atualmente, conta com 16 pavilhões de bovinos, com capacidade para 800 animais e 16 para eqüídeos, além de outros para abrigar caprinos e ovinos. Várias entidades de classe ligadas à agropecuária têm lá sede. Atualmente, é administrado pelo IMA.

Também participaram da solenidade, os secretários de Estado Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e Relações Institucionais), José Silva (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico), Tiago Lacerda (Turismo e Esportes), os presidentes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Mateus Cota, da Prominas, Tancredo Augusto Tolentino Neves, do Sebrae, Lázaro Gonzaga, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões, da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, Roberto Fagundes, além de representantes dos setores de turismo e da agricultura. 

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto
. (Arquivo em PDF)

 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato