12h57min - 26 de Julho de 2013 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas destina R$ 10 milhões para saúde pública em Betim

Recursos serão utilizados para reestruturar o Hospital Regional Professor Osvaldo Rezende Franco e melhorar a Rede de Urgência e Emergência

O governador Antonio Anastasia determinou o repasse de R$ 10 milhões para reestruturar o Hospital Público Regional Professor Osvaldo Rezende Franco, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e de municípios próximos. O convênio entre Governo de Minas e a Prefeitura Municipal de Betim foi assinado nesta sexta-feira (26), durante solenidade no Palácio Tiradentes.

Os recursos serão aplicados para a compra de mobiliário, novos equipamentos e suprimentos para a Rede de Urgência e Emergência, entre outros. Do total, R$ 6,5 milhões serão para aquisição de equipamentos e material permanente e R$ 3,5 milhões destinados à compra de material de consumo.

“Este é o nosso reconhecimento da relevância do tema da saúde, que é aquele que envolve nossos bens mais valiosos: nossa vida e bem-estar. Estamos melhorando os hospitais que têm grande referência não só local, mas regional. Esses recursos servirão para aprimorar o funcionamento do Hospital Regional de Betim e também dotá-lo de insumos mais modernos, melhorando a qualidade dos serviços ali prestados, levando melhores condições para que os médicos, os profissionais da saúde e as demais categorias que lá trabalham, exerçam o seu dever”, destacou o governador Antonio Anastasia.

Com os recursos, o Estado pretende melhorar o atendimento à população de Betim e da população de outros municípios próximos. Betim possui cerca de 380 mil habitantes, segundo Censo 2010 do IBGE, mas é referência em saúde para uma população estimada em 600 mil pessoas.

Para o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, o convênio com o Governo de Minas é um importante auxílio que Betim recebe e coincide com os esforços da prefeitura para recuperar a saúde do município. “O Governo de Minas tem nos ajudado muito. Com este convênio vamos comprar mais equipamentos e melhorar o atendimento. Já estamos reformando o Hospital Regional, o 5º andar e a parte de neonatal já estão prontos. Realizamos 1.200 cirurgias por mês. A KPC (superbactéria que atingiu o hospital), que era o maior problema, graças a Deus acabou. Tivemos e contamos com a grande parceria do Governo de Minas para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população de Betim”, disse Carlaile.

Melhoria dos hospitais regionais

Inaugurado em agosto de 1996, o hospital de Betim já recebeu, ao longo dos últimos anos, diversos investimentos por parte do Estado para melhoria dos serviços prestados à população. De 2005 a 2012, somente por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp), a unidade recebeu R$ 14,1 milhões.

Esses recursos foram aplicados em material permanente e em obras de modernização, entre elas, a estação de tratamento de água para hemodiálise, reforma da UTI adulto e pediátrico, construção do estacionamento e reforma do laboratório central de análises clínicas. Uma das maiores unidades de saúde de Betim, o Hospital Regional está hoje consolidado como referência para urgência e emergência, na internação e atendimento em clínicas compostas por várias unidades assistenciais.

secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, ressalta os esforços do Governo de Minas em melhorar os hospitais regionais do Estado. “Temos uma preocupação muito grande com os hospitais que funcionam com uma vocação regional. Além da estratégia de construção de grandes hospitais, que está acontecendo em Juiz de Fora, Divinópolis, Sete Lagoas, Uberaba, Teófilo Otoni e Governador Valadares, cofinanciamos os serviços e obras de melhorias. E o Hospital Regional de Betim é um desses hospitais âncoras. Esses R$ 10 milhões é um recurso inicial, talvez tenhamos que aportar mais recursos. Estamos ultimando com a Prefeitura de Betim um planejamento para reformular a atenção primária. São ações muito importantes para a população de Betim em termos de acesso, qualidade e resolutividade dos casos de saúde”, explicou o secretário.