13h13min - 12 de Dezembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas garante espaço cultural em tradicional prédio de Belo Horizonte

Governador Anastasia assinou renovação do termo de permissão de uso do imóvel que abriga o Museu Inimá de Paula

Um dia antes de completar 116 anos, Belo Horizonte ganhou de presente a renovação da presença do Museu Inimá de Paula em tradicional prédio na rua da Bahia, no Centro da capital mineira. O governador Antonio Anastasia assinou, na noite dessa quarta-feira (11), a renovação, por mais 20 anos, do termo de permissão de uso do imóvel onde funciona o espaço cultural. Com a cessão do imóvel, pertencente ao Estado, a Fundação Inimá de Paula fica responsável pela manutenção e conservação do prédio e por desenvolver atividades de interesse público, sem fins lucrativos. O museu foi inaugurado em abril de 2008.

“Quero reiterar a confiança plena do Governo do Estado nessa bela gestão do Museu Inimá de Paula, por isso, essa prorrogação por 20 anos. Vivemos um momento extremamente feliz em relação à cultura em nosso Estado. Temos investido muito e chegamos, agora, a um momento especial na área cultural”, disse o governador, lembrando os investimentos feitos em espaços culturais como o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Sesc Palladium, o Cine Theatro Brasil Vallourec, o Teatro Clara Nunes, em diversos museus e instâncias hidrominerais no interior de Minas.

O termo, também assinado pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, e pelo presidente da Fundação Inimá de Paula, Paulo Lasmar, estabelece, além de algumas regras, que qualquer obra para recuperação, restauração e adaptação do imóvel deve ser submetida à aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM/BH). No prédio, construído em 1932, já funcionaram o Clube Belo Horizonte e o Cine Guarani.

O presidente da Fundação Inimá de Paula, Paulo Lasmar, agradeceu a continuidade da parceria e reafirmou a dedicação no trabalho em prol da cultura. “Agradeço a generosidade e a sensibilidade do governador Antonio Anastasia para a boa causa da cultura. Muito obrigado pelo apoio e incentivo perenes. Temos plena consciência da grande responsabilidade que nos é atribuída. Podem ter certeza que não decepcionaremos. Com muito trabalho e dedicação, a cultura continuará a ser propagada, com qualidade e de forma gratuita para toda a população”, ressaltou.

De propriedade do Governo do Estado, o imóvel foi cedido à Fundação Inimá de Paula, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em 2006, e passou por ampla restauração. Para as obras, foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões, recursos doados por Mauro Tunes Júnior, então presidente da fundação criada em 1998, com o objetivo de preservar e organizar as obras e os objetos pessoais do artista.

Projetado pelo arquiteto Saul Vilela, numa área de 3.100 metros quadrados, mais de 100 profissionais trabalharam na reforma e instalação dos seis pavimentos do Museu, numa obra realizada com a preocupação de garantir a segurança e a qualidade de vida no seu entorno. Dos 680 metros quadrados de telhado aos 1.300 metros quadrados de piso original de taco restaurado, passando pelas 120 portas e janelas totalmente recuperadas, foram feitos serviços de demolição, construção, instalação de equipamentos, pinturas, instalação elétrica e hidráulica.

O projeto estrutural do museu teve a preocupação de manter íntegras todas as características originais do edifício Art Déco, que abriga o museu. O antigo Cine Guarani, com capacidade para 150 pessoas, foi remodelado e modernizado com equipamentos de última geração. O espaço, uma conjugação de auditório, cinema e teatro, é usado para apresentação de peças, eventos musicais e encontros corporativos.

Salas modernas e tecnológicas

O salão central do espaço Inimá de Paula abriga uma exposição permanente de mais de 100 obras do mestre mineiro das cores, uma remontagem de seu ateliê e uma apresentação dramática de seus autorretratos. A galeria virtual mostra todas as 1.860 obras catalogadas ao longo de 10 anos, onde o visitante opera de forma simples e moderna o sistema que traz uma experiência visual inédita. Além de expor obras de artistas consagrados, o Museu oferece oportunidade para os jovens talentos exibirem seus trabalhos em um espaço de primeira grandeza.

O Museu tem ainda um teatro-cinema com 140 lugares, um cybercafé e uma programação especial, voltada para a arte e educação, atendendo escolas, que encontram ferramentas audiovisuais interativas para ampliar sua experiência de contato com a arte. Apoiado pela Lei Rouanet e com patrocínio do Banco Itaú, o Projeto “Arte e Educação” recebe visitas orientadas desde 2010, já tendo beneficiado 22 mil alunos de escolas públicas, municipais e federais.