16h07min - 13 de Setembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas inicia asfaltamento da estrada entre Nova Lima e Sabará

Obra faz parte do Caminhos de Minas. Trecho será de 15,5 quilômetros e receberá investimento de R$ 27,8 milhões

A estrada entre as cidades de Nova Lima e Sabará se tornará importante eixo de integração e melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Isso porque nesta sexta-feira (13), o governador Antonio Anastasia esteve em Nova Lima e assinou a ordem de início para obras de asfaltamento do trecho de 15,5 quilômetros, da MG-437, no qual serão investidos R$ 27,8 milhões.

“Estamos resgatando um compromisso que muitos assumiram de asfaltar essa estrada. Tenho certeza que todos, ao seu tempo, contribuíram para tal, todos os esforços foram feitos e conseguimos agora concretizar esta medida. Já, na segunda-feira, as máquinas devem estar colocadas para começar a obra”, afirmou o governador Anastasia.

Além de beneficiar diretamente a população dos municípios de Nova Lima e Sabará, cerca de 220 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o asfaltamento vai trazer benefícios para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quem sair de Nova Lima terá uma importante via de escape, passando por Sabará, já saindo na Zona Leste de Belo Horizonte, sem precisar enfrentar o trânsito da região central da capital. Da mesma maneira, trará benefícios para quem sair de Nova Lima e precisar ir, por exemplo, a Caeté ou pegar a BR-381 no sentido João Monlevade, para a região leste mineira.

A pavimentação do trecho faz parte do programa Caminhos de Minas, que tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros. O Caminhos de Minas também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

O prefeito de Nova Lima, Cássio Magnani Júnior, ressaltou que o asfalto vai melhorar a qualidade de vida da população e agradeceu ao Governo de Minas a realização da obra. “O asfaltamento de Nova Lima a Sabará é mais que uma reivindicação, é um sonho de nossa cidade e de Sabará. É um sonho histórico que o senhor, governador, vem realizar, que é essa grande obra. Os 82 mil habitantes de nossa cidade estão em festa e plenamente agradecidos, e reconhecendo esse grande trabalho que o senhor faz à frente do Estado”, disse o prefeito.

A RMBH será contemplada com 12 obras do Caminhos de Minas, totalizando 262,1 quilômetros de novas rodovias. O programa vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira. Também participaram da solenidade em Nova Lima o vice-governador Alberto Pinto Coelho; parlamentares e diversos prefeitos da região.