16h51min - 20 de Junho de 2013 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas investe R$ 100 milhões em programa de melhorias no fornecimento de energia

Com o “Energia em Dobro”, da Cemig, 149 municípios mineiros terão novo sistema energético, beneficiando 1,2 milhão de pessoas até 2014

Para aumentar a confiabilidade no abastecimento de energia, com consequente diminuição dos índices de duração e frequência nas interrupções, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Governo de Minas lançaram, nesta quinta-feira (20), o Programa Energia em Dobro. A previsão de investimentos é de cerca R$ 100 milhões em 149 municípios que, até o fim de 2014, passarão a contar com dupla alimentação de energia.

O programa beneficiará 320 mil consumidores, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas que vivem nessas cidades. Em solenidade realizada no Palácio Tiradentes, o governador Antonio Anastasia, acompanhado do presidente da empresa, Djalma Bastos de Morais, assinou despacho governamental que define como prioridade o início da execução do Programa Energia em Dobro.

O governador Antonio Anastasia afirmou, em seu pronunciamento, que os municípios, sendo 75 deles de pequeno porte e localizados no Norte de Minas, no Leste e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, estarão mais seguros quanto ao fornecimento de energia. O governador disse, ainda, que o foco em investir nos municípios menores “é estratégico, planejado e proposital”.

“Quanto mais damos condições melhores de vida aos municípios, aos cidadãos, às comunidades dos municípios menores, significa que esses cidadãos vão ter mais condições de lá permanecer, sendo felizes, querendo morar na sua comunidade, tendo alternativas de estudo, alternativas de boa saúde e oportunidade de atração de empresas”, explicou.

Ele destacou que o esforço do Governo de Minas em prol dos municípios pequenos tem sido a tônica desde 2003. O governador fez menção ao ProAcesso, que levou estradas para mais de 220 municípios que não tinham acesso asfaltado, o Minas Comunica, que universalizou o serviço de telefonia celular, o programa de habitação Lares Geraes, os investimentos de R$ 4,5 bilhões da Copasa em saneamento, entre outros.

“Isso significa que nós temos que ter uma ação muito articulada entre esses serviços públicos para sempre atuar para que os nossos municípios, independentemente da cor partidária, da região, do perfil econômico, tenham a atenção do Governo do Estado”, completou Antonio Anastasia.

Dos 774 municípios atendidos pela Cemig em Minas, 149 possuem apenas um sistema de alimentação, ou seja, se a rede que atende ao município apresentar um problema técnico, ou for desligada por um raio, ventania ou queda de árvore, a cidade fica sem energia até a solução do defeito por uma equipe da Cemig. Quando o sistema de dupla alimentação for implantado, o restabelecimento da energia poderá ser feito, remotamente, pelo Centro Integrado de Operação da Distribuição (COD), localizado em Belo Horizonte, normalizando o fornecimento de energia em poucos minutos.

Nova redenção

O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, lembrou que, devido aos obstáculos naturais, o acesso às redes nesses municípios é feito com dificuldade. Segundo ele, até o uso de helicópteros para auxiliar as equipes de manutenção tem de ser evitado por causa de mau tempo e às condições de sobrevoo.

“Este programa representa, portanto, uma nova redenção dos pequenos municípios, que terão o restabelecimento de energia mais rápido para os consumidores residenciais, mas também para os serviços essenciais, como prefeituras, postos de saúde, destacamentos policiais, entre outros”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Aracitaba, Antônio Carlos Neves de Melo, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento das cidades. “Quero, em nome dos 149 municípios beneficiados, agradecer por mais esse programa lançado em nosso Estado. Isso leva a todos os nossos mineiros a tranquilidade de saber que na falta de luz, com poucos segundos, a energia será reestabelecida”, afirmou.

Clique aqui para ver a relação completa de municípios beneficiados pelo programa (arquivo PDF).