19h19min - 02 de Agosto de 2013 Atualizado em 11h23m

Governo do Estado leva asfalto para comunidade rural em Patos de Minas

A obra faz parte do Caminhos de Minas e fará o distrito de Pindaíbas ter acesso pavimentado, o que vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores

Valorizar as comunidades rurais de Minas Gerais e promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de distritos e povoados é um dos objetivos do programa Caminhos de Minas, que está asfaltando diversas estradas do Estado. Um desses distritos é Pindaíbas, no município de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que nesta sexta-feira (2) recebeu a notícia do início do asfaltamento da estrada que liga a comunidade ao entroncamento com a BR-365.

O governador Antonio Anastasia esteve em Patos de Minas, onde assinou a ordem de início das obras de pavimentação do trecho de 2,62 quilômetros. O investimento do Governo de Minas será de R$ 4,9 milhões. “No Caminhos de Minas, temos trechos muito grandes, mas temos outros que são pequenos na sua dimensão geográfica, mas grandes no seu desempenho. É o caso do distrito de Pindaíbas, porque só quem nele habita pode saber o sofrimento que é aguentar, ainda que por poucos quilômetros, o sofrimento na estrada de lama e de poeira”, afirmou o governador, destacando que o asfalto será fundamental para promover maior integração do distrito com a sede do município e facilitará o acesso dos moradores.

“Ficamos muito felizes por integrar o distrito à malha rodoviária estadual e, certamente, isso vai significar não só a melhoria da qualidade de vida daqueles que lá habitam, mas também a oportunidade de negócios e empreendimentos nessa região, que é uma região extremamente desenvolvida de nosso Estado”, disse Antonio Anastasia.

Além de beneficiar diretamente a população do distrito de Pindaíbas e do próprio município de Patos de Minas, a pavimentação do trecho vai proporcionar o desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção pecuária e agrícola, como o milho, um dos principais produtos do município, bem como promover melhorias para os alunos que se deslocam para estudar. “Como essa obra é relativamente curta, ela vai ficar pronta logo. Então, quem sabe da próxima vez terei o prazer de ir a Pindaíbas para inaugurar a estrada”, afirmou o governador.

O prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, agradeceu ao Estado a chegada do asfalto para os moradores e afirmou que o início das obras é a concretização de um sonho. “É uma alegria muito grande, governador, o Caminhos de Minas não só para Patos, mas para todos os rincões de Minas Gerais. Quando o senhor iniciou esse trabalho, já sonhávamos em ver o distrito de Pindaíbas sendo interligado com a BR, e graças a Deus isso vai acontecer. Patos de Minas o agradece muito. Minas Gerais é feliz pelo seu governo e, aqui, temos que agradecer não só esse momento, quando o governador do Estado libera essa obra, mas o Governo de Minas que tem feito muito por Patos”, discursou.

O Alto Paranaíba será contemplado com 11 obras do Caminhos de Minas, totalizando 474,06 quilômetros de novas rodovias. O programa tem o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios mineiros. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a implantação de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 307 municípios e 7,3 milhões de mineiros.

O Caminhos de Minas vai possibilitar maior integração entre os municípios e regiões, ao encurtar distâncias e diminuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira.

O programa também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Também participaram da solenidade em Patos de Minas o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, parlamentares, prefeitos da região e moradores do distrito de Pindaíbas.