10h18min - 17 de Maio de 2013 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais aprofunda relações internacionais buscando benefícios para a população

Governador Antonio Anastasia se reúne com embaixadores da União Europeia e afirma que Estado é um dos mais atrativos para se investir no Brasil

Estreitar as relações internacionais para tornar Minas Gerais cada vez mais conhecida internacionalmente e proporcionar a atração de investimentos para gerar empregos de qualidade e prosperidade para a população. Estes foram os objetivos da recepção que o governador Antonio Anastasia ofereceu, na noite dessa quinta-feira (16), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a embaixadores de países que integram a União Europeia. A delegação composta por 20 embaixadores realiza um programa de visita oficial a Minas Gerais até domingo (19).

Em entrevista, o governador destacou o esforço realizado no Estado na última década para colocar Minas Gerais em destaque no cenário internacional. “Não podemos mais gostar daquela antiga frase que o mineiro trabalha em silêncio. Nossos indicadores econômicos hoje são muito positivos. Por isso temos que continuar trabalhando de maneira muito firme para sermos uma sólida alternativa de investimentos. Apresentei esta semana (quarta-feira, 15), em Nova Iorque, projetos de investimentos em Minas Gerais. Estamos fazendo isso também com os europeus, porque é nosso objetivo, trazer capitais para criar investimentos, melhorar a infraestrutura e gerar empregos para os mineiros”, disse Anastasia ao lembrar a identidade cultural de Minas Gerais com a Europa.

O chefe da delegação e embaixador da Irlanda, Frank Sheridan, afirmou que a visita irá aumentar as relações econômicas, sociais e culturais entre Minas Gerais e a União Europeia. “O intercâmbio que estamos fazendo irá expandir nossas parcerias com um dos estados mais importantes e progressistas do Brasil”, afirmou.

Para a portuguesa Ana Paula Zacarias, embaixadora da União Europeia, “Minas Gerais é uma joia brasileira”.  Segundo ela, a visita ao Estado tem por objetivo “aprender e solidificar ainda mais as relações para que mais investimentos possam chegar.”

Também participaram do encontro no Palácio da Liberdade o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior, e secretários de Estado.

Agenda

Antes do encontro com o governador Anastasia, entre outros compromissos do primeiro dia de visita ao Estado, a comitiva europeia teve agenda de trabalho na Cidade Administrativa, onde foi recebida pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho. Nos quatro dias em Minas, os europeus também participarão na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) do seminário “Brasil e Europa: enfrentando os desafios globais”, onde será lançado o Instituto Brasil Europa; visitarão o Complexo Arquitetônico da Pampulha e minas de minério de ferro da Vale. O grupo também visitará o Museu Inhotim, em Brumadinho, e a cidade de Ouro Preto.