13h07min - 19 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais celebra a arte barroca e homenageia Aleijadinho

Governador Antonio Anastasia participou de cerimônia na Assembleia Legislativa dedicada ao Dia do Barroco Mineiro

Na noite dessa segunda-feira (18), em solenidade na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, foi comemorado pela primeira vez o Dia do Barroco Mineiro. A cerimônia marcou o início das celebrações do bicentenário de falecimento de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O governador Antonio Anastasia participou da reunião especial e destacou a importância da arte barroca e de Aleijadinho.

“Aleijadinho nos legou uma obra que é um patrimônio inestimável, que devemos tomar conta. Esse patrimônio ficou para as gerações futuras e as comemorações que faremos agora, não só no Dia do Barroco, mas durante todo o ano, destinando a comemorar o bicentenário do falecimento de Aleijadinho, nos permitirão refletir sobre o alcance e o desdobramento da arte e da cultura de nosso Estado”, disse o governador.

Anastasia ressaltou que a arte barroca é um dos principais pontos da atratividade turística no Estado, e que em 2014 Minas Gerais receberá muitos turistas que terão a oportunidade de conhecer obras marcantes e de valor inestimável. “Quando nossos turistas visitarem nossas cidades barrocas e ingressarem nos belíssimos templos, perceberão ali, amoldado pela mão do homem, em tanto ouro e tantas pedras, o esplendor de uma civilização, mas mais do que isso, o reconhecimento da existência do divino e uma fé inquebrantável na grandeza de uma terra e nas possibilidades de futuro sempre calcados na esperança, ânimo e, é claro, no denodo e trabalho de todos que naquele momento lavravam com muito esforço”, destacou.

Homenagem

A data para comemorar o Dia do Barroco Mineiro foi instituída pela Lei 20.470, de 26 de novembro de 2012, a partir de Projeto de Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro. Além disso, a lei estabeleceu que 2014 fosse o ano de comemoração do bicentenário de falecimento de Aleijadinho.

A lei foi regulamentada por meio de decreto do governador Antonio Anastasia, no dia 13 de setembro de 2013, que prevê nesta data (18/11) a realização de atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural, vinculado ao Barroco Mineiro, à obra de Aleijadinho e aos demais expoentes desse estilo.

A intenção em homenagear Aleijadinho é dar ao maior artista plástico de Minas Gerais um reconhecimento popular similar ao que ele já adquiriu nos meios artísticos e acadêmicos. O objetivo é que toda sociedade mineira possa dar sua contribuição para a manutenção e divulgação do grande patrimônio, simbolizado pela figura de Aleijadinho.

O presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, disse que a ideia é envolver toda a população. “Essa noite marca a inauguração das comemorações que acontecerão no intervalo de um ano, até 18 de novembro de 2014. Desejamos às comissões curadora e gestora da agenda de comemorações um frutuoso trabalho, envolvendo toda a sociedade para que cada cidadão possa conhecer melhor a importância desse gênio e admirar essa obra imortal de Aleijadinho”, explicou.

Comissões

Na solenidade, o governador Anastasia empossou as comissões curadora e gestora, responsáveis pelas comemorações do bicentenário. A comissão curadora tem o objetivo de planejar e acompanhar as atividades comemorativas. Ela é integrada por pessoas de notório saber nos campos artístico, cultural e turístico, designadas pelos poderes Executivo e Legislativo, por órgãos afins e pela sociedade civil.

Os oito membros dessa comissão são: a secretária de Cultura, Eliane Parreiras (presidente); o secretário de Turismo, Agostinho Patrus Filho; a historiadora Cristina Ávila; o diretor do Instituto Cultural Amilcar Martins, Amilcar Vianna Martins Filho; a artista plástica Yara Tupynambá; a presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez; o coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, Marcos Paulo de Souza Miranda; e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo.

A comissão curadora será auxiliada por uma comissão gestora, que terá a participação do 3º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alencar da Silveira Jr., e do presidente da Comissão de Cultura da ALMG, deputado Elismar Prado, além de servidores indicados pelos parceiros.

Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia carimbou o selo comemorativo do bicentenário de falecimento de Aleijadinho. A reunião especial também marcou o lançamento da edição póstuma do último número da Revista Barroco, criada pelo poeta e ensaísta mineiro Affonso Ávila, falecido em 2012.

O público presente também ouviu músicas barrocas executadas pelo cantor Celso Adolfo, acompanhado pelo músico Antônio Carlos de Magalhães. Após a cerimônia, houve visita, nas dependências da Assembleia, à exposição Barroco Mineiro – Fragmentos, com obras de Carlos Bracher, da coleção da Revista Barroco, e também peças de Aleijadinho que pertencem ao Museu Mineiro.