19h21min - 18 de Outubro de 2013 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais recebe fábrica que irá gerar cerca de 5,5 mil empregos

Unidade da Alpargatas, inaugurada com a participação do governador Antonio Anastasia, em Montes Claros, recebeu investimentos de R$ 279 milhões

Atrair investimentos para gerar empregos de qualidade e melhorar cada vez mais a vida da população tem sido uma das prioridades em Minas Gerais nos últimos anos. Por isso, nesta sexta-feira (18), o governador Antonio Anastasia esteve em Montes Claros, no Norte de Minas, para participar da inauguração da fábrica da Alpargatas, que irá gerar cerca de 5,5 mil empregos, entre diretos e indiretos. O investimento na unidade que fabricará as sandálias da marca Havaianas foi de R$ 279 milhões. Serão fabricados 102 milhões de pares por ano em cerca de 100 modelos.

“Nos últimos anos, tivemos um trabalho muito integrado com a Alpargatas, um trabalho de confiança que foi realizado para chegarmos a esse momento e termos, de fato, reconhecimento pela inauguração desta fábrica, que tem várias caraterísticas positivas. A primeira delas, evidentemente, de ter aqui 2,5 mil empregos diretos e mais 3 mil indiretos”, destacou o governador Anastasia.

O protocolo de intenções para implantação da fábrica em Montes Claros foi assinado entre o Governo de Minas e a Alpargatas em agosto de 2011. De lá para cá, o município viveu a expectativa da concretização do empreendimento. O presidente da empresa, Márcio Utsch, lembrou o trabalho conjunto feito pelo Estado e a empresa, dizendo que Montes Claros e região irão colher muitos beneficiados. “Nada disso teria sido possível sem o apoio do nosso governador Antonio Anastasia. Começamos a conversar, anos atrás, sobre a expansão industrial da Alpargatas e o governador fez com a gente um trabalho extremamente sério, bem feito e que nos levou a ter uma escolha muito consciente para instalarmos a fábrica no Estado de Minas Gerais”, disse o executivo.

A escolha do Norte de Minas foi feita após avaliação pela empresa que envolveu outras regiões. A decisão de construir a fábrica em Montes Claros foi tomada após serem avaliados itens como qualificação de mão de obra, logística de escoamento da produção, infraestrutura e proximidade com grandes centros consumidores do Sudeste e Sul do País, tributação e custo entre outros.

A fábrica

A unidade em Montes Claros ampliará a capacidade produtiva de sandálias da marca Havaianas em 40%. “Vamos ficar extremamente orgulhosos de termos as sandálias Havaianas sendo fabricadas aqui em Montes Claros e daqui saindo para o Brasil e para mais de 100 países”, disse Antonio Anastasia, lembrando que a fábrica irá ampliar a arrecadação de impostos, o que significa mais recursos para investimentos a favor da população, dando maior dinamismo econômico ao município e região.

Instalada em uma área de 370 mil metros quadrados, a unidade conta com 53 mil metros quadrados de área construída e foi projetada para aproveitar os recursos naturais disponíveis. A fábrica possui alta tecnologia e está preparada também para produzir outros calçados de borracha.

A unidade aproveita iluminação e ventilação naturais, e a energia solar é utilizada para o aquecimento da água de chuveiros disponíveis para os empregados e em postes externos. Além disso, toda água será tratada para ser reutilizada em jardins e banheiros e os resíduos de produção serão reincorporados ao processo de fabricação de novos produtos. O governador Antonio Anastasia plantou uma muda de quaresmeira em uma área onde, futuramente, será coberta por árvores de grande porte da vegetação brasileira.

Além da fábrica, foi construído, no terreno, um armazém, uma loja Meggashop – outlet das marcas da empresa, e o Espaço Alpargatas, área destinada a contar a história dos calçados e da companhia, em especial da marca Havaianas. Ao mesmo tempo, o Instituto Alpargatas - braço de responsabilidade social corporativa - inicia suas atividades localmente, desenvolvendo projetos de educação pelo esporte e cultura, além de voluntariado corporativo.

Desenvolvimento regional

A fábrica da Alpargatas em Montes Claros integra uma estratégia do Governo de Minas de atrair investimentos para a região norte-mineira. Entre as ações para facilitar os empreendimentos, está a realização de diversas obras de infraestrutura, como o asfaltamento de estradas, investimentos em saneamento básico e telecomunicações. Além das indústrias que estão se instalando em Montes Claros, outras cidades da região estão sendo beneficiadas.

“Estamos tentando industrializar cada vez mais nosso Estado. É um processo de agregar valor aos produtos mineiros. No Norte de Minas, onde a industrialização tinha mais dificuldades, estamos conseguindo reverter melhor. Em breve, teremos a fábrica do Grupo Fiat, a Case New Holland, que vai se instalar aqui. Outras empresas estão vindo para Montes Claros, como a Marluvas, em Capitão Enéas, que foi uma inovação. É um trabalho de planejamento, dedicação e empenho e que vem apresentando, felizmente, resultados positivos, gerando empregos de qualidade”, destacou o governador Anastasia.

Também participaram da inauguração da fábrica da Alpargatas em Montes Claros os ministros Antônio Andrade (Agricultura) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, parlamentares e prefeitos da região, entre outras autoridades.